Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 28 de março de 2018

Museus

Casa de Santos Dumont tem dificuldades para se manter
O Museu Casa Natal de Santos Dumont, que chegou a ficar quase uma semana fechado em janeiro de 2018, voltou a receber repasses da Prefeitura de Santos Dumont (MG). O museu, porém, ainda depende da assinatura de novo contrato para garantir o pleno funcionamento até dezembro. A Fundação Casa de Cabangu, responsável pela administração, recebeu duas parcelas totalizando R$ 19.600 e pagou os salários dos três funcionários referentes a outubro, novembro e dezembro de 2017, além do décimo-terceiro.

Acervo
O acervo do museu conta com fotos, ilustrações, documentos e publicações sobre a vida de Alberto Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação. Foi nessa casa que o inventor nasceu e viveu até os dois anos. À época, o seu pai, Henrique Dumont, era o engenheiro responsável pela construção de uma ponte na linha férrea que corta a propriedade.
- Agora só está faltando a última parcela do contrato que venceu em dezembro (R$ 9.800). Mas estamos em débito com os funcionários em janeiro e fevereiro. Usaremos a última parcela e nossos recursos para regularizar a folha de pagamento - explicou a curadora do museu, Mônica Castelo Branco, sem recursos para manter a limpeza da área e o corte da grama.
O museu fica a 16,8 quilômetros do Centro de Santos Dumont - pequeno município de 47 mil habitantes - e a 62 quilômetros de Juiz de Fora. É mantido em funcionamento graças a um convênio entre a fundação, a prefeitura e a Aeronáutica, representada pela Escola de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). A fundação administra o espaço e paga os salários a três empregados (uma guia e dois funcionários de manutenção). A Aeronáutica é responsável pela segurança da fazenda. O governo municipal faz o repasse da verba para o pagamento dos funcionários. A prefeitura informou que os problemas nos repasses ocorreram devido aos atrasos no recebimento do ICMS.
- Se não assinarmos um novo convênio, os funcionários deixarão de vir e o museu terá de fechar novamente por falta de condições - constata a curadora Monica Castelo Branco.

Fonte: O Globo