Akaer cria câmera para nanossatélite
A Akaer, empresa brasileira reconhecida pela expertise em desenvolvimento de projetos de engenharia complexos, lançou a câmera para nanossatélites, durante a FIDAE 2018, que aconteceu de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile). O produto pioneiro no Brasil apresenta maior eficiência que as câmeras tradicionais e alta qualidade de imagem.
Desenvolvido com recursos da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o projeto está em fase de elaboração dos primeiros protótipos e entra em fase de testes ainda este ano.
As câmeras da Akaer - empresa sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) - são mais eficientes que as tradicionais, por serem projetadas especificamente para serem instaladas em um nanossatélite, atendendo a parâmetros de tamanho e peso, sem a necessidade de adaptações. O equipamento terá capacidade para fazer imagens da superfície terrestre em alta definição, identificando objetos menores que 5 metros em até 7 bandas espectrais.
A flexibilidade de operação das câmeras é um diferencial, pois a arquitetura óptica pode ser escalada para diferentes plataformas de nanossatélites. Outra característica é a possibilidade de operação em diferentes modos, desde o ajuste de foco, até a deconvolução (método computacional utilizado no processamento de imagem) e compressão dos dados de imagem, por meio de telecomandos da estação de controle no solo.