Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 4 de novembro de 2018

Especial de Domingo

A conquista do Diploma Latécoère foi comemorada nesta semana pelos NINJAS.
Saiba mais sobre esta atividade educativa ligada a história da Latécoère-Aéropostale.
Boa leitura.
Bom domingo!

Jovens de Ubatuba (SP) conquistam o Diploma Latécoère
Em cerimônia no Colégio Dominique, sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), em Ubatuba (SP), um grupo de jovens comemorou a conclusão do curso de iniciação aeronáutica, oferecido pela associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, com o suporte de voluntários do NINJA.

Os concluintes receberam o Diploma Latécoère e uma medalha - ouro, prata ou bronze - de acordo com a pontuação obtida na avaliação final.

O caminho
Esta oportunidade para os NINJAS nasceu da parceria firmada com a AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso da Aéropostale, em 1933, na orla ubatubense.

Esta história voltou a ganhar destaque com a publicação do livro "Sobre o mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba".


Com os estudos, a articulação e o empenho de Mônica Corrêa, estas informações permitiram à Ubatuba conquistar espaço junto aos promotores franceses do Diploma Latécoère e do Raid Latécoère-Aéropostale.

Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão sem fio e aeródromos.

Construir o futuro
Pierre-Georges Latécoère
A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère“ ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de 9 países em 3 continentes.

Os objetivos do Diploma Latécoère 
Permitir que os jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale  tenham acesso à iniciação aeronáutica;
Destacar as profissões aeronáuticas;
Manter relações perenes com os aeroclubes locais.

Prática
Um membro da associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère" ministrará cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas escolas parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.

Os instrutores em Ubatuba
No curso ministrado em Ubatuba, os NINJAS tiveram aulas com os professores brasileiros Mônica Corrêa e Cesar Rodrigues e com o professor francês Jacques Despretz.

Os jovens ubatubenses e o professor Jacques
Na organização do curso, uma preocupação natural ocorreu aos voluntários do NINJA: como seria a interação dos jovens estudantes com um professor de outro país? A resposta tranquilizadora veio após a análise do currículo de Jacques Despretz:
Professor de física e química aposentado, lecionou em escolas e universidades, 6 anos em Buenos Aires (Argentina), 6 anos em Pondichéry (Índia), 10 anos em Poitiers (França), 4 anos em Nouméa (Nova Caledônia) e 3 anos em Maiote (deptº ultramarino francês). Um profissional raro, que teve alunos em cinco continentes e que, no caso do Brasil, como pudemos constatar, soube se comunicar em português com bastante eficiência. Jacques Despretz começou mais tarde na aeronáutica, embora tenha feito o seu serviço militar na Força Aérea e com isso efetuado 15 horas em planador (+ voos em fouga magister, Alouette III e Nord 262). Aos 40 anos, obteve seu brevê de piloto privado (Private Pilot Licence), aos 50 anos, o PPH (Private Pilot Helicopter) e, aos 60 anos, o PPULM em Maiote.     Teve a oportunidade de voar na França, mais dois países da Europa (Espanha e Inglaterra), na África (Marrocos, Madagascar, Mauritânia, Maiote), nas Antilhas e América do Sul (Guadalupe, Argentina, Brasil, Uruguai).  Em janeiro e fevereiro de 2018 acompanhou o voo de amigos dos EUA até Mar del Plata, na Argentina, atravessando o Caribe e o Brasil de norte a sul. Desde 2015 faz parte da Direção da l’APGL (Association Pierre-Georges Latécoère) e efetuou 6 raides (3 na Argentina, 2 no Brasil e um em Madagascar) entre 2014 e 2017. Em 2016, foi criado o «Diplôme Latécoère» para os alunos de colégios de cidades por onde passa o Raid Latécoère no Senegal e na Argentina. Em 2017, quatro edições foram organizadas na Patagônia. Em março de 2018, duas novas edições no Senegal (realizadas por Albert Scius, co-autor do curso) e agora no Brasil (Florianópolis e Ubatuba).

Raid Latécoère-Aéropostale
Após a conquista do Diploma Latécoère, os esforços agora estão concentrados para que Ubatuba consolide-se como a nova etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, a partir de 2019, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.

O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) é um projeto social em Ubatuba (SP), mantido por voluntários, cujo objetivo é divulgar, gratuitamente, a cultura aeronáutica para crianças e jovens, reunindo estudantes de escolas públicas e particulares, despertando vocações, revelando talentos. Nesta primeira edição ubatubense do Diploma Latécoère participaram alunos do Colégio Dominique e da Escola Estadual Aurelina Ferreira, mobilizados pelo professor Marcos Fowler.