Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Biblioteca NINJA

Livro mostra fatos da aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional
Com fatos e informações sobre as atividades aéreas em seu município sede, o Aeroclube Regional de Taubaté (ART) lançou um livro para comemorar os 25 anos de criação da entidade. A obra “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” registra as atividades do clube de aerodesporto, desde sua fundação, em 1993, quando começou suas operações nas instalações do Comando de Aviação do Exército (AvEx), cujo comandante à época, general Sérgio Antônio da Rocha Ambrósio foi o idealizador de um clube de aerodesporto para congregar atividades aéreas, no mesmo aeroporto da então reativada AvEx. Adicionalmente, o livro faz uma viagem pelo tempo, desde 1922, quando pousou o primeiro avião no município e todas os fatos significativos desde então.

De 1922 a 2018
A introdução do livro sintetiza que, nos idos anos da década de 30 do século passado, Taubaté foi pioneira no Vale do Paraíba Paulista a contar com uma escola de aviação civil. Antes, porém, já havia sido cenário para o reide São Paulo - Rio de Janeiro, realizado por Anésia Pinheiro Machado, em 1922, celebrando o Centenário da Independência do Brasil. E, em 1932, teve um campo de pouso empregado pela aviação das forças paulistas, durante o conflito da Revolução Constitucionalista. O antigo aeroclube, criado em 1935 e encerrado em 1988, seria destaque, no início dos anos 40 do século passado, graças ao desempenho de duas aviadoras, Elisa Braga e Joaninha Castilho, que, aos 15 anos de idade, foi bicampeã de acrobacia aérea. A obra registra que, durante a Segunda Guerra Mundial, o taubateano Fernando de Barros Morgado integrou o Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira e executou 19 missões de combate, no teatro de operações na Itália. E dentro do espectro de emprego da aviação como recurso militar, Taubaté passou a sediar, a partir de janeiro de 1988, organizações da Aviação do Exército.

Tal fato resultaria no incentivo para a criação do Aeroclube Regional de Taubaté, em 26 de outubro de 1993.

Jubileu de Prata do ART
“A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” foi moldado por meio de entrevistas e revisão bibliográfica, com pesquisa em documentos, livros, jornais, dissertações e mídia eletrônica na rede mundial de computadores. É um marco do Jubileu de Prata de criação do Aeroclube Regional de Taubaté.

Distribuição
Livro: “A aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional”
Autores: Cesar Rodrigues e Carlos Caetano Florentino
Páginas: 122