Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 12 de março de 2019

Gastão Madeira


Lançado em Ubatuba livro que destaca a teoria de voo de Gastão Madeira, pioneiro da aviação

Na noite de 11 de março de 2019, o Instituto Salerno-Chieus promoveu o lançamento do livro "Voando Além do Tempo: o Pensar de Gastão Madeira" que relata as principais invenções e a íntegra da teoria de voo do ubatubense Gastão Madeira, pioneiro da aviação. O lançamento ocorreu na Sala Gastão Madeira, no Colégio Dominique, sede do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, organização que leva a cultura aeronáutica para crianças e jovens através de atividades gratuitas desenvolvidas por voluntários.
Sala Gastão Madeira
Com a presença de autoridades municipais, representantes do Aeroclube de Ubatuba e convidados, o lançamento contou com apresentação de Celso de Almeida Jr coordenador do NINJA; palestra de Cesar Rodrigues, autor do livro; leitura de mensagem enviada por Alain Broc, que pesquisou as patentes de Gastão Madeira na França; exposição de modelos de invenções de Gastão e, finalizando, a reprodução de áudio com emocionante depoimento de Maria Cristina Madeira, neta do inventor, que disponibilizou documentos raros utilizados na pesquisa.
O lançamento do livro integra as ações do NINJA para celebrar o sesquicentenário (1869-2019) de Gastão Madeira, em Ubatuba-SP e ocorreu simultaneamente à apresentação de um inédito modelo em escala construído em 2018 pelos engenheiros Arthur Bastos e Paulo Quaresma, a partir dos desenhos do balão dirigível projetado por Gastão Madeira, em 1890. Ilustrando a importância destas comemorações, confira a seguir o texto de Alain Broc, associado da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, que pesquisou as patentes de Gastão Madeira na França. A tradução é de Mônica Cristina Corrêa, presidente da AMAB:

Trabalhando na área de aeronáutica (sou engenheiro e professor de iniciação aeronáutica), é com grande prazer que eu modestamente ajudei meus amigos brasileiros na pesquisa sobre as patentes que Gastão Madeira, nascido em Ubatuba há 150 anos, havia registrado na França em 1915. Os laços entre o Brasil e a França existem de longa data e estão muito presentes na história da aviação. Mais do que esses laços profissionais, uma real amizade existia entre os pilotos, engenheiros franceses e brasileiros. Essas novas descobertas sobre Gastão Madeira são apaixonantes e mostram uma vez mais o laço aeronáutico estreito entre a França e o Brasil. Cumprimento aos autores desse trabalho por sua paixão e sua preciosa pesquisa, que mostra essa indefectível cooperação franco-brasileira. Graças a essa colaboração, eu descobri Gastão Madeira, precursor da aviação no Brasil, que efetuou formidáveis trabalhos sobre a estabilização das aeronaves, trabalhos para os quais ele registrou patentes na França, quando residia perto de Paris. Estou orgulhoso e feliz de ter trazido minha modesta contribuição às pesquisas ao encontrar as patentes de Gastão Madeira. É um avanço maior no conhecimento sobre a história da aeronáutica brasileira. Eu também pude descobrir esse incrível inventor. Foi para mim uma bela experiência. Obrigado aos autores dessas pesquisas e à Mônica Cristina Corrêa por permitirem que a memória da aviação brasileira, estreitamente ligada à França, perdure. Viva a amizade franco-brasileira!                             Alain Broc

Saiba mais: Sesquicentenário Gastão Madeira