Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Espaço

Dois satélites brasileiros serão lançados, neste mês, a partir da China
Dois satélites brasileiros, no dia 20 de dezembro de 2019, serão lançados, a partir de uma base da China: o satélite CBERS-4A e o nanossatélite FloripaSat. Montado no INPE, com parte de tecnologia nacional, o CBERS-4A faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988. Já o Floripasat é um cubesat (acrônimo das palavras em Inglês: Cube e Satellite), o primeiro satélite desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como parte de suas atividades acadêmicas.

FloripaSat-1
Desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica, o FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB). Um cubeSat é um tipo de satélite miniaturizado (nanossatélite), medindo múltiplas unidades cúbicas de 10cm (formato 1U) e pesando não mais do que 1,33 kg por unidade. O projeto possui, ainda, entre suas finalidades a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia para a área espacial; a capacitação para tecnologias espaciais, por meio da integração de alunos de graduação, pós-graduação e professores no desenvolvimento de pesquisas

Satélite sino-brasileiro
O foguete chinês Longa Marcha-4 também fará o lançamento do CBERS-4A – projeto da AEB e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), executado pelo Inpe. QO CBERS-4A é o sexto satélite construído a partir de uma cooperação com a China, que completou 30 anos. O satélite fornecerá imagens para monitorar o meio ambiente, identificar desmatamentos, desastres naturais e para a expansão sustentável da agricultura e das cidades, entre outras aplicações.