Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 22 de dezembro de 2019

Especial de Domingo

Uma exemplar iniciativa de uma estudante brasileira é o destaque de hoje.
Boa leitura.
Bom domingo!

Jovem brasileira pede ajuda para os estudos e ser astronauta
Aos 21 anos de idade, Maria Gisllanny Bezerra Silva, acadêmica de Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem o sonho de representar o Brasil no espaço. Maria Gisllanny conseguiu aprovação na universidade Sweet Briar College, na Virginia, nos Estados Unidos, para o curso de engenharia e física, mas diz estar precisando de ajuda financeira com “passagens e custos adicionais”. Para arrecadar recursos para as despesas, a jovem lançou a vaquinha online “Maria rumo a Marte”, na qual qualquer pessoa pode contribuir.

Campanha
Em uma campanha aberta, no site Catarse, a “futura astronauta Maria” colocou uma meta de arrecadação de R$ 12.252 para financiar os custos, que foram elencados no texto. “Fui aprovada com bolsas para o curso de graduação nos EUA na Universidade Sweet Briar College em Virgínia, porém há custos que as bolsas não irão cobrir como seguros, passagens, livros etc”, explica Maria Gisllanny. Apesar de ainda ser bastante jovem, a aspirante a astronauta brasileira já apresenta uma grande bagagem curricular. No ano de 2015, a jovem estudante conheceu o astronauta brasileiro Marcos Pontes, atual Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que a indicou o professor Dr. Marcelo Souza como orientador de uma pesquisa. No ano seguinte, Maria foi convidada para participar do projeto oficial da NASA, “Mission X – Train Like an astronaut”, pelo Dr. Marcelo Souza, líder do projeto no Brasil. No mesmo ano fiquei entre os três classificados do concurso de redação científica da NASA – “Cassini Scientist for a Day”.

Bandeira brasileira no espaço
Em abril de 2019, a estudante foi classificada como uma dos 24 jovens líderes e inovadores de diversos países vencedores do STEAM e Space Award da ONG The Mars Generation (em português ‘Geração Marte’), informa a revista Galileu. “Não pretendo parar por aí, nasci em Serra Talhada – PE e pretendo levar a bandeira brasileira para o espaço e expandir meus projetos educacionais no Brasil e no mundo”, completa Maria Gisllanny em sua vaquinha. Maria classificou a arrecadação como uma “campanha de emergência”. A viagem está programada para janeiro de 2020.


Para Contribuir: Clique em Catarse