Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 8 de agosto de 2021

Especial de Domingo

Saiba mais sobre o projeto internacional de catalogação de aviões Bücker Jungmann.
Boa leitura.
Bom domingo!
 
Projeto internacional mapeia aviões Bücker Jungmann e lista três no Brasil
Um projeto internacional de catalogação, do qual participa o espanhol Paco Rivas, resultou num relatório contendo o correto local de estacionamento ao redor do planeta de todos os Bücker Jungmann fabricados na Espanha, pela indústria CASA. O inventário aponta todos os exemplares que foram encontrados e devidamente identificados mediante fotografias do número de construção gravado pela CASA na tubulação da fuselagem, cujo acesso depende da existência ou liberação de uma janela de inspeção. A primeira edição do documento contém 91 aeronaves com identificação confirmada por imagens e 170 não confirmadas.
 
Bücker no Brasil
Para a edição de 2021 do relatório, o Brasil figura com três aeronaves Bücker Jungmann fabricados na Espanha: EC-BKA, N595BJ e PT-ZGL.
 
EC-BKA 
O Bücker matrícula EC-BKA pertence ao acervo do Museu Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), atualmente fechado para o público. De acordo com o inventário, o avião fabricado em 1951 recebeu o número de construção 1081 da CASA. Na Força Aérea Espanhola (SpAF) foi identificado como E.3B-370. De acordo com Paco Rivas, “foi incorporado àquela força em 21 de junho de 1951 com a matrícula 791-28 e operado pela Academia Aérea Geral da Base Aérea de San Javier (Murcia), onde são treinados todos os pilotos da SpAF. Foi desmobilizado em 05 de junho de 1968”.  
 
N595BJ
O N595BJ também pertence ao Museu Asas de um Sonho. Na Força Aérea Espanhola foi codificado como E.3B-595 / 791-115. Todavia, o relatório o aponta na seção de aeronaves “não confirmadas”, até que seja possível avistar o interior da fuselagem do aparelho e fazer uma fotografia, numa oportunidade de manutenção, haja vista a janela de inspeção estar lacrada. Assim, os pesquisadores poderão, a partir do número de série da CASA, indicar o ano de fabricação e outros dados do aparelho.
 
PT-ZGL 
O Jungmann matrícula PT-ZGL está no acervo do WS Aircraft Museum, em Campo Largo (PR), ora em processo de montagem e preparação, para ser aberto futuramente à visitação. O relatório informa que o PT-ZGL tem 2019 como o número de construção da CASA, durante sua montagem no ano de 1953. Quando equipou a Força Aérea Espanhola recebeu a identificação E.3B-415.
 
Pesquisadores
O grupo de pesquisa CASA Jungmann - que busca a identificação dos CASA 1.131L Jungmann, o Bücker espanhol - é composto por Paco Rivas, restaurador de aeronaves e historiador da Força Aérea Espanhola baseado no aeroporto Cuatro Vientos, Madri, Espanha. Também é integrado pelo historiador de aviação sueca Johnny Comstedt e Brian Karli, dos Estados Unidos, além da cooperação de José Luis González Serrano, pesquisador da Força Aérea Espanhola. No Brasil, os pesquisadores solicitaram e receberam apoio do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), para as interações locais. O resultado do trabalho é o mais completo e apurado relatório jamais feito, contendo 91 exemplares corretamente identificados por fotografias de suas placas com o número de construção, tido como o único método válido para o objetivo do relatório.
 
 
A intenção é publicar uma atualização no final do verão do hemisfério Norte ou até o final de 2021, dependendo da obtenção de novas fotografias dos até agora “não confirmados”. Rivas solicita aos entusiastas da aviação que cooperem com a informação acerca de cada CASA Jungmann visto em viagens ou visitas, com a foto do número de construção. Tal identificação fica do lado esquerdo num tubo no final do cone de cauda, cuja visualização é possível por uma janela de inspeção, normalmente instalada como um zíper em forma de V.
 
Projeto Bücker 
Segundo o pesquisador de história da aviação Cláudio Lucchesi, o projeto do Bücker 131, assinado pelo sueco Anders J. Andersson foi desenvolvido na Alemanha, pela Bücker Flugzeugbau, indústria aeronáutica de Carl Clemens Bücker. O primeiro voo do protótipo aconteceu em 27 de abril de 1934. O Bücker Jungmann também foi fabricado sob licença na então Tchecoslováquia, na Suíça, no Japão e na Espanha. Uma das produções licenciadas mais expressivas aconteceu na Espanha, onde o modelo chegou a participar de ações de combate na Guerra Civil Espanhola. A Espanha manteve a produção do CASA C-1.131 muito tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, trocando o motor original do projeto (Hirth HM-504A-2, de 105hp) por um ENHASA Tigre, de 145hp.
 
Veja o relatório: Download grátis da lista dos Bücker CASA no mundo. Clique aqui
 
Participe: Caso tenha informação de aeronave Bücker de fabricação espanhola (CASA), informe ao NINJA pelo email ninja.aero@gmail.com , para que o dado seja enviado ao inventário internacional 
 
Ninja-Brasil: versão para a web