Veteranos da Turma Contacto 1965 retornam à EPCAR
A Turma Contacto 1965 é a maior turma de veteranos da `Nascente do Poder Aéreo`. Os ex-alunos voltaram à instituição em Barbacena para celebrar 60 anos de ingresso
Sessenta anos após ingressarem na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), veteranos da maior turma da "Nascente do Poder Aéreo" voltaram à instituição em Barbacena (MG) entre os dias 27 e 29/03/2025. A Turma Contacto 1965 iniciou o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) com 491 alunos. Destes, 17 alcançaram o Generalato.
O retorno à EPCAR foi um momento de nostalgia e celebração. "Eu costumo dizer que minha turma teve o melhor segundo grau que se poderia ter no Brasil naquela época. Com os métodos de ensino da EPCAR, tivemos uma verdadeira high school", afirmou o Oficial-General mais antigo presente no encontro, Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva.
A qualidade do ensino da EPCAR permanece um destaque nacional. Em 2023, a escola conquistou o primeiro lugar entre as instituições públicas de ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante uma palestra aos veteranos, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, enfatizou a permanência dos valores da instituição. "Formamos aqui os líderes de uma Força pujante", concluiu. Para o representante do Encontro da Turma Contacto 1965, Coronel Rosa dos Santos, rever as instalações e reencontrar amigos foi emocionante. "Amizades de 60 anos se confundem com a própria vida. Não há como separar uma da outra, nem como separar um do outro. A cada instante, relembramos memórias que marcam nossa trajetória", destacou.
O nome "Contacto" foi inspirado no refrão do Hino dos Aviadores: "Contacto! Companheiros! Ao vento, sobranceiros!". A turma formou centenas de Oficiais Aviadores, bem como Oficiais de Infantaria e Intendência da Força Aérea Brasileira (FAB), além de integrantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e das Forças Auxiliares.
O próximo encontro está marcado para a comemoração dos 65 anos de ingresso na EPCAR. "Nosso ingresso na Escola Preparatória foi o momento mais importante de nossa trajetória. Foi a base não apenas de nossa profissão, mas de nossas vidas. Nós, militares, somos diferentes porque temos a missão de servir ao País", disse o Tenente-Brigadeiro Nicácio.
Ato Histórico
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a homenagem ao Capitão Aviador Vanderlei Leão Taketani, realizada durante a parada diária dos alunos no dia 27/03. Ex-aluno da turma 65/362, ele pilotou um helicóptero da FAB no resgate de vítimas do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo (SP), em 1974. Ao lado de outro Aviador, salvou mais de 240 pessoas em três horas de operação.
"Ao chegarmos, encontramos um caos. Não sabíamos o que ia acontecer. Sobrevoei a área e notei que o prédio da Câmara Municipal, ao lado do Joelma, tinha quatro para-raios. Pousei lá e usamos o helicóptero da FAB para retirar as pessoas e levá-las para o heliponto da Câmara, pois helicópteros menores não poderiam operar devido às altas temperaturas", relatou o Capitão Taketani.
Apesar das condecorações recebidas pelo feito, ele destacou que a maior honraria foi o reconhecimento de seus antigos colegas da EPCAR, que lhe entregaram uma placa de homenagem. "Recebi a Medalha Santos Dumont, mas nada se compara à emoção deste momento, 60 anos após iniciar minha vida militar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar", afirmou emocionado.
Fotos: Sargento Domingos / EPCAR
Fonte: EPCAR, por Aspirante Amanda
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Ninja-Brasil: versão para a web