Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 11 de maio de 2014

Especial de Domingo

Do clássico Aeromagia, selecionamos o conteúdo de hoje.
Boa leitura.
Bom domingo!

Saiba como é o briefing de um show aéreo
Dentre as milhares de pessoas que frequentam um evento aéreo, poucas devem imaginar o quanto é trabalhosa a organização que ocorre nos bastidores. Para dar uma ideia de como funciona, apresentamos aqui um resumo do briefing de um dos mais tradicionais shows aéreos que ocorrem atualmente no Brasil, que é o Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP.

O Briefing
O briefing é restrito apenas a pilotos, e todos que irão voar devem participar dele, inclusive os pilotos da Esquadrilha da Fumaça. No ano passado, o briefing se iniciou com um breve discurso do comandante da AFA, que deu boas vindas a todos, e explicou as condições gerais do evento. Vale lembrar que em 2013 o número de aeronaves militares participantes foi reduzido, devido aos cortes orçamentários impostos pelo governo – chegaram mesmo a cogitar o cancelamento do evento, fato que não ocorreu graças à persistência do comandante, ao apoio de algumas unidades mais próximas da FAB e também à colaboração de pilotos da aviação civil, que sabem do papel fundamental do Domingo Aéreo na aproximação da população com a Aeronáutica.

Segurança de Voo
A primeira parte do briefing é dedicada à Segurança de Voo. Um oficial responsável ressalta que cada participante tem suas características próprias e é muito importante para o evento, de maneira que ninguém deve se preocupar em ‘competir’ com o outro. Ressalta também que para a maior parte do público só o fato de estar próximo aos aviões já é um grande acontecimento, de maneira que não é preciso exagerar nos voos. O oficial ilustra sua fala com slides, alguns deles com lembretes sobre fatores psicológicos, como este abaixo:
Após isso, é exibida uma lista de acidentes em demonstração aérea pelo mundo afora, para lembrar a todos que nem os melhores estão isentos de falhas. No próximo passo, são mostradas a todos os pilotos as demarcações da área de manobras, acompanhadas das linhas de infração (foul), que são limites que os pilotos não podem ultrapassar. Se a aeronave ultrapassar uma vez alguma dessas linhas, a torre emitirá um alerta, e se ultrapassar uma segunda vez, o piloto deverá pousar imediatamente, como uma forma de penalidade (vale lembrar que no dia em questão, nenhum voo incorreu nessa medida extrema).
A figura acima mostra uma vista aérea da Academia da Força Aérea, com as duas pistas do setor W e os hangares, na frente dos quais o público se posiciona. No Domingo Aéreo a pista central é utilizada exclusivamente para passagens baixas, e a pista externa é o limite interno do box de manobras acrobáticas. Para a maioria dos pilotos, é proibido cruzar o eixo das duas pistas, passando sobre o público (para alguns a regra é diferente, como no caso da Esquadrilha Extreme e da Esquadrilha da Fumaça, que tem displays específicos de manobras). À direita do quadro pode-se observar os limites de altura definidos para as aeronaves, distinguidas entre militares e civis – tal ilimite foi padronizado para evitar problemas, mas não é absoluto, podendo ser flexibilizado de acordo com o estilo de manobras (por exemplo, no ano passado, o limite mínimo para os caças F-18 era mais baixo do que para os demais, sobre a pista central). Para pilotos que se apresentam pela primeira vez na AFA, atualmente a altura mínima das manobras é de 500 pés, e, para as passagens baixas, a altura de 200 pés é igual para todos. É vedada qualquer manobra na qual o avião realize giros em trajetória descendente com o nariz apontado para o público (essa é uma regra universal no âmbito das demonstrações aéreas). As linhas de “foul” são calibradas por meio de uma aeronave, que faz um voo no dia anterior para possibilitar que marcas sejam feitas na torre de controle.

Meterologia
Após essas definições, outro oficial se apresenta e transmite todas as informações meteorológicas para o dia (vento, nuvens, umidade, precipitação, visibilidade, temperatura, etc), com imagens de satélite, horários e demais detalhes.

Procedimentos em voo
E por fim, passa-se à organização dos horários de voo de cada piloto, com as coordenadas de rádio e demais procedimentos, que ocorrem da forma seguinte: Após fazer a notificação, cerca de 20 minutos antes da decolagem o piloto deve comunicar ao controle e solicitar autorização para acionamento do motor, e se houver atraso, o tempo será descontado do voo. Se em até 15 minutos antes do horário previsto o piloto não estiver pronto, poderá ser alterada a ordem dos voos, impedindo que haja uma janela considerável no show. Para tanto, o demonstrador seguinte deve estar sempre de prontidão. Para aviões menores o acionamento dos motores deve ser fora da área dos hangaretes, e tampouco o cheque de motor pode ser perto do público. Durante o evento, cerca de 5 frequências ficam ativadas: duas para controlar o tráfego no setor E (torre e solo), duas para o setor W, e uma frequência tática. Caso ocorra falha nas comunicações em solo, o piloto deverá regressar, comunicando-se por sinais visuais, e se for em voo, a demonstração deverá ser interrompida, devendo o piloto sinalizar para a torre com as asas, e proceder ao pouso, na pista do setor E. Por fim, são exibidos os nomes dos pilotos e modelos de aviões que voarão, bem como os respectivos horários. O briefing se encerra com mais palavras do comandante da Academia, e todos os pilotos se dispersam, para preparar os aviões e seus voos.
Box de manobras