Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer

A arquitetura de Niemeyer nas instalações da FAB
Obras de Oscar Niemeyer (1907-2012) também estão presentes em pelo menos duas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Vários prédios que fazem parte do complexo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, foram criados pelo arquiteto. Ele também projetou o Memorial Senta a Pua, localizado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O anteprojeto de Niemeyer para as construções no CTA, hoje DCTA, foi selecionado em um concurso fechado, em 1946, concorrendo entre cinco projetos. As obras foram iniciadas em 1947, quando o arquiteto tinha 40 anos.
A primeira construção, o prédio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi concluída em 1950. Além do ITA foram construídos o Túnel de Vento, a Biblioteca e Laboratório de Aerodinâmica. O projeto também contemplou o alojamento de estudantes e várias residências da vila militar.
O anteprojeto continha traços da arquitetura e urbanismo modernos, conceituados como um conjunto de movimentos artísticos e arquitetônicos que caracterizaram a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, da qual Niemeyer é um expoente. Ele concebeu um projeto para a área que contemplava a proximidade entre os setores de ensino, pesquisa, desenvolvimento e habitação levando em conta uma relação mais equilibrada entre as horas de trabalho/moradia/lazer. A existência entre as áreas de lagos e áreas verdes iam ao encontro da concepção moderna de cidades jardins. A implantação de blocos habitacionais, separados por áreas verdes e entremeados por vias locais curvas (baixa velocidade), deram base para a concepção das futuras superquadras de Brasília. Os prédios chamam atenção pela simplicidade. As obras sofreram poucas mudanças desde a sua construção e estão em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Memorial dos Veteranos da II Guerra
A Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, considerada o berço da aviação de caça, também abriga uma obra de Niemeyer. O Memorial Senta a Pua, inaugurado em 22 de abril 2001 – Dia da Aviação de Caça, é uma homenagem aos militares do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira que atuou no Teatro de Operações Europa durante a II Guerra Mundial. A idéia de Niemeyer era criar uma forma que lembrasse a trajetória e o impacto das bombas lançadas pelos aviões P-47 utilizados pelo esquadrão brasileiro Senta a Pua.
Na parte interna do Memorial há uma longa placa em alumínio com o nome de todos os integrantes do 1º GAVCa que participaram da Campanha da Itália. A bolacha do "Senta a Pua" está colocada à entrada do monumento. 

Fonte: www.fab.mil.br