Controladores de tráfego aéreo terão novo curso de inglês no ICEA
O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos (SP), organização de ensino e pesquisa ligada ao DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, iniciou a validação do primeiro curso de inglês aeronáutico a distância desenvolvido pelo próprio ICEA, com apoio de consultores da Fundação SDTP.
A validação - que prossegue até janeiro de 2015 - é o momento em que as atividades do curso são testadas com um grupo de alunos, antes que ele seja oferecido para todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A primeira turma, composta por alunos do ICEA e do Primeiro e do Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I e CINDACTA IV), realizarão o curso completo até o dia 30 de janeiro de 2015.
O curso "Inglês Aeronáutico na Modalidade EaD – ACC" apresenta tarefas com base nos descritores da tabela de níveis de proficiência da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), com ênfase para vocabulário, estrutura, pronúncia e compreensão oral. Interação e fluência também são descritores contemplados no curso, por meio dos fóruns, chats e, principalmente, das atividades de gravação avaliadas, o que representa uma inovação na forma de avaliar, além de simular com mais precisão as habilidades comunicativas necessárias para a comunicação com pilotos em língua inglesa. Uma característica marcante do conteúdo preparado pelos consultores engajados na preparação do curso foi o foco em situações específicas de controle de tráfego aéreo, diferente do material de outras práticas que incluem o inglês de conversação (plain english) ou de negócios (business).
O curso é composto por sete módulos, sendo que quatro apresentam conteúdo comum para controladores de tráfego aéreo de qualquer órgão operacional e três são específicos para o controlador que atua em Centro de Controle de Área (ACC). O curso tem duração de 9 semanas, com carga horária total de aproximadamente 60 horas e será oferecido a partir de março de 2015 para todo o SISCEAB.
Fonte: www.fab.mil.br