Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Carreiras na Aviação

Aeronáutica forma 643 novos sargentos especialistas
“Sempre foi meu sonho servir à Força Aérea Brasileira. Desde pequeno, eu gostava muito de aviões. E, agora, me tornei o primeiro militar da minha família”. Essa declaração é do Terceiro Sargento Arinaldo da Silva Martins. Ele e mais 642 militares de 28 especialidades se formaram, no dia 28 de novembro de 2014, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP). Os 643 novos sargentos pertencem a três turmas:
336 foram alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS);
191, do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS);
e 116, do Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico em Controle de Tráfego Aéreo e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – Modalidade Especial – Básico em Eletrônica.
O aluno Roni Petson Batista Mathias, que se formou Especialista em Guarda e Segurança, já era militar. Ele entrou na FAB em 2007, como recruta. Em 2009, tornou-se Soldado. Dois anos depois, passou no concurso para Cabo e, no início do ano passado, começou o curso na Escola. “Agora estou pronto para cumprir mais esta missão, servindo à Força Aérea como Sargento Especialista”, afirma ele. Já a formanda Marcela Garcia teve no pai, o Subtenente do Exército Márcio José dos Santos Garcia, sua grande referência. “Ele é o meu maior exemplo”, diz a formanda. “Agora vou passar para ela tudo o que eu vivi na carreira”, conta o pai. O primeiro colocado de cada turma recebeu das mãos do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Prêmio Força Aérea Brasileira; e das mãos do Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, o Prêmio Honra ao Mérito, do Ministério da Defesa. Daniel Lincoln dos Santos Gonçalves foi o primeiro colocado do CFS. “Nunca pensei que eu tiraria a nota mais alta. Para mim, é uma alegria muito grande representar todos os militares com quem eu convivi por dois anos”, diz. E, para a família, é um orgulho. “É muita felicidade, uma emoção muito forte”, resume a mãe, a dona de casa Eunice Aparecida dos Santos Gonçalves. Os Sargentos serão distribuídos para trabalhar em todas as regiões do País. “Espero contribuir muito para a Força Aérea exercendo a minha função como Sargento”, ressalta o Especialista em Enfermagem Anderson Luiz Sobral Capela, que vai atuar em Fortaleza (CE). Militares estrangeiros também concluíram o curso na EEAR. Faustino Javier Arrua Torres é do Paraguai e se formou na especialidade de Equipamentos de Voo. “Eu agora me sinto mais preparado para atuar no meu país porque o ensino na Escola é muito bom, os professores são muito bons”, afirma ele. Desde que foi fundada há 73 anos a Escola de Especialistas já formou mais de 70 mil sargentos. “Eles são a Espinha dorsal da Força Aérea Brasileira. Esperamos contribuir muito com o progresso e o crescimento da FAB e do País”, ressaltou o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado.

A Formatura
A cerimônia de formatura foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, e contou com a presença de autoridades civis e militares. Inicialmente, o Comandante da Aeronáutica e o Comandante da EEAR passaram em revista a tropa. Logo depois, o aluno Daniel Lincoln dos Santos Gonçalves entregou o Estandarte da Escola ao aluno Pablo Camilo Xavier Medeiros, primeiro colocado da terceira para a quarta série. Em seguida, os promovidos formaram, no pátio, o dispositivo de uma divisa de Terceiro Sargento. Na sequência, as madrinhas e os padrinhos colocaram as insígnias nos militares. Posteriormente, a Bandeira Nacional, acompanhada pelo grupamento de bandeiras históricas, foi conduzida pelo Segundo Tenente Marcos Vicente da Silva Guimarães para a posição de destaque. Os formandos prestaram, então, o juramento. Durante a cerimônia, houve, também, a apresentação do Grupo de Ordem Unida “Elite Especialista”. Depois, a Guarda de Honra e o Grupamento dos Novos Sargentos desfilaram, entoando a Canção do Especialista. No final, os novos Terceiros-Sargentos retornaram ao pátio, cantando a Canção da Despedida; formaram o dispositivo de um Gládio Alado e, por último, procederam ao fora de forma, jogando o quepe para o alto.