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Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Datas Especiais

22 de abril:
Dia da Aviação de Caça
O Dia da Aviação de Caça é celebrado neste dia 22 de abril, pela Força Aérea Brasileira, homenageando os principais responsáveis pela manutenção e defesa da soberania do espaço aéreo e enaltecendo os feitos dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945. O dia 22 de abril é o aniversário da Aviação de Caça, por ter sido o dia de sua maiores realizações no Teatro da Itália na Segunda Guerra Mundial. No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 11 missões de 44 sortidas, com somente 22 pilotos. Foram destruídos naquele dia, 97 transportes a motor (avariados 17), um parque de viaturas, imobilizados 35 veículos, 14 edifícios ocupados pelo inimigo (avariados 3), uma ponte rodoviária (avariada), uma ponte de balsas e outra ferroviária, 3 posições de artilharia (avariadas), além de um sistema de trincheiras de grande importância tática.

As sete décadas de tradição também significam a necessidade de buscar atualizações.São cinco perfis de pilotos e futuros pilotos, desde a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e Academia da Força Aérea (AFA) até os Esquadrões que operam aeronaves de caça. Se novidades como o caça Gripen NG e o míssil A-Darter ainda não estão disponíveis, a Semana da Aviação de Caça, celebra o compromisso dos militares pela FAB, desde a atuação nos céus europeus durante a Segunda Grande Guerra, contra a tirania nazista. "Em operações nas quais há a presença de forças estrangeiras, tornou-se comum ouvir elogios ao desempenho apresentado pelos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira", garante o Brigadeiro do Ar Fernando Almeida Riomar, Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), organização responsável pelo preparo operacional dos 10 esquadrões de caça da FAB e de mais três de reconhecimento.

Renovação
O principal projeto de reequipamento da FAB, a aquisição dos Gripen NG, ainda está em curso, mas nos últimos 10 anos houve uma grande renovação da frota. Em 2005, a FAB ainda contava com os modelos F-103 Mirage e AT-26 Xavante, ambos com tecnologias da década de 60. Os F-5 ainda estavam no mesmo patamar de quando chegaram, em 1975. Os A-1, recebidos inicialmente no fim dos anos 80, eram as aeronaves de caça mais modernas da FAB. De lá para cá, os F-103 e AT-26 foram aposentados, e os F-5 e A-1 passaram por processos de modernização. No caso dos F-5, novos mísseis Derby, o novo radar Grifo e sistemas de bordo atualizados permitiram atuar no chamado combate BVR (do inglês Beyond Visual Range, ou além do alcance visual), quando os pilotos combatem a distâncias tão grandes que sequer enxergam os inimigos.