Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 7 de julho de 2018

Veteranos da FAB

Centenas de veteranos fazem 17º Encontro na EEAR
17º Encontro de Veteranos da EEAR
Em clima de alegria e prazer em rever antigos amigos de jornada, centenas de veteranos da Força Aérea Brasileira estiveram reunidos ontem, 6 de julho de 2018, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá (SP). O 17º Encontro começou com recepção dos participantes vindos de várias partes do país.
Revendo os amigos
Houve inaugurações de placas alusivas às turmas que comemoravam 50 anos de formação. Após um café e muitas rodas de conversas num pátio, os antigos alunos ouviram a Banda de Música da EEAR em uma apresentação especial, que foi seguida de desfile de contingentes dos veteranos, entoando a Canção dos Especialistas.
Revivendo os anos de escola
Assistiram ao desfile alunos recém-incorporados, familiares e amigos. A seguir houve almoço de confraternização.

Os mais antigos
A atual Escola de Especialistas de Aeronáutica, estabelecida desde 1950 em Guaratinguetá (SP), é o resultado da fusão da Escola de Especialistas outrora estabelecida na Ponta do Galeão e da ETAv – Escola Técnica de Aviação, então sediada em São Paulo. Entre os participantes do Encontro era possível ver veteranos como Fernando Arahy Baptista, sargento mecânico de voo concluinte na turma de 1944, com 8 mil horas de voo no currículo e que se tornou médico, após concluir seu tempo de serviço na Força Aérea.
Arahy, aluno de 1944
Além de um formando de 1947, outros antigos especialistas eram Wilson Camerotte e Noé Motta de Liz, da turma de dezembro de 1956.
Rômulo Fontenele e Francisco Nogueira Filho,
veteranos dos anos 1970,
ladeiam Camerotte e Liz, alunos de 1956
O 31º comandante da EEAR e aluno de 1960, Major Brigadeiro Walacir Chereigate, também prestigiou o evento.

Santos Dumont
Gaúchos pilchados
Entre os veteranos era possível ver gaúchos presentes “pilchados” com seus trajes típicos, nordestinos com vestimenta regional e até o agora capitão da reserva, Sebastião de Souza, mineiro de Delfim Moreira radicado em São José dos Campos (SP), se apresentando como sósia do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, e comandando o grupamento da sua turma.
De Souza, sósia de Santos Dumont
Outros abnegados defensores da Pátria, mesmo agora com deficiência física que os contingencia a usarem cadeira de rodas ou instrumentos de apoio, participaram do desfile da tropa.
Sem limites
Saiba mais sobre a EEAR: Blog do NINJA de 27/05/2018