Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Carreiras na Aviação

EMCA faz aula inaugural de ano letivo com 81 alunos
O ano letivo da EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, em Taubaté (SP), começou ontem, 23 de janeiro de 2019, com uma palestra como aula inaugural, para alunos de três cursos de manutenção aeronáutica. O evento no hangar da escola teve recepção aos novos alunos pelo diretor técnico José Fernando de Lacerda Machado dizendo em sua saudação que a aviação civil é um sistema vital para o Brasil e que sem ela o país de dimensões continentais seria obstruído. Ele ressaltou a importância dos mecânicos de manutenção de aeronaves, cujo efetivo nacional chega a 9.600 profissionais. Relatou ainda que a EMCA já formou, em 13 anos de existência, mais de 600 mecânicos, dos quais 71% estão empregados em diversos segmentos da aviação. Em seguida, apresentou a equipe de professores. Para a solenidade de abertura do ano de instrução estiveram presentes o comandante da EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, integrantes da Aviação do Exército, representantes da USP-Lorena e Aeroclube Regional de Taubaté e de outras entidades relacionadas à aviação e pais de alunos. Alunos com as três melhores notas do processo seletivo receberam medalhas. Eles fazem parte do grupo de 81 novos estudantes de turmas das especialidades de Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônica.

O curso é ministrado em dois anos, somando 1440 horas de ensinamentos, cuja estrutura é baseada em grade curricular recomendada pela OACI – Organização da Aviação Civil Internacional. Após a etapa na EMCA, os formandos são submetidos a exames de certificação pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e ingressam no mercado de trabalho.

Aula inaugural
O professor Moisés Rabelo de Santana proferiu, como primeira aula aos novos alunos, uma palestra versando sobre as características da profissão de mecânico de manutenção de aeronaves, com o objetivo de proporcionar aos novos estudantes valorizarem a atividade do especialista de aviação, como multiplicador de conhecimentos e racionalizador do emprego de materiais. Apresentou os requisitos para a profissão, desde a formação, até o desempenho efetivo nas linhas de trabalho. Ressaltou que do mecânico de aeronaves se requer aperfeiçoamento contínuo e doutrina de manutenção, enfatizando que em aviação só há uma forma de fazer as coisas: a forma correta. Ao final de sua apresentação, Rabelo pontuou aspectos do perfil do profissional de manutenção: superação, persistência, força de vontade, percepção, disciplina intelectual e mente aberta.

Contato:
EMCA - rua Tomé Portes Del Rei, 507, vila São José, Taubaté (SP); telefone (12) 3608-7579; email emcataubate@yahoo.com.br