Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 20 de outubro de 2019

Especial de Domingo


SEMANA DA ASA - 2019
 

Dois dias de Festa Aérea em São José dos Campos (SP)
Começou ontem e segue ainda hoje, 20 de outubro de 2019, uma festa aérea no aeroporto de São José dos Campos (SP). O evento Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) tem, entre outras atrações, a demonstração da Esquadrilha da Fumaça e a exposição do maior cargueiro militar já construído no Brasil, o Embraer KC-390. Hoje, ao final da tarde, haverá a demonstração, pela primeira vez em São José dos Campos, da Esquadrilha Fox.
Saiba mais, a seguir.
Boa leitura.
Bom domingo!

Esquadrilha da Fumaça
A Esquadrilha da Fumaça, time de acrobatas aéreos da Força Aérea Brasileira, com sete aeronaves do tipo Super Tucano A-29 fechou a programação de ontem com suas tradicionais acrobacias, sendo aplaudida pelo público principalmente nas manobras em que os aviões em voo ascendente chegavam à “velocidade zero” e nas que havia “cruzamento” de trajetórias. Com a demonstração da Esquadrilha, como enfatizado pelo oficial encarregado da narração do espetáculo, o objetivo da FAB é incentivar crianças e adolescentes e mostrar os caminhos possíveis para ingresso na aviação militar, além de enfatizar a perícia dos pilotos brasileiros e a excelência e a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica do Brasil. Após a demonstração, os pilotos da Esquadrilha distribuíram material informativo à população e atenderam ao público, distribuindo autógrafos e posando para fotografias.

Hangares
Nos estandes montados em dois hangares o público tem à disposição informações acerca de produtos e organizações de serviço, cultura e educação referentes ao setor aeronáutico. No hangarete do DCTA, foram instaladas posições para oferta de alimentação.

Aeronaves
Entre as atrações expostas, ainda hoje, o público pode ver de perto e entrar em várias aeronaves de asa fixa e de asa rotativa, como os helicópteros Fennec, Pantera e Jaguar da Aviação do Exército. Ontem havia filas para entrada nos aviões. Além dos helicópteros do Exército, era possível entrar na cabine de um Brasília da Força Aérea e na nacele de dois Super Tucano. A FAB ainda franqueou macacões de voo para que as pessoas os vestissem para tirar fotografias, em cenário composto pelo veterano jato AT-26 Xavante. Completando a exposição estática estavam aviões do Aeroclube de São José dos Campos e um helicóptero Esquilo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No pátio próximo à Torre de Controle, está exposta uma coleção de aeronaves produzidas pela Embraer, como o cinquentão Bandeirante, o Brasília, vários A-29 Super Tucano, dois jatos E-Jet e um Legacy 450. E a imponência do espaço é dominada pelo jato cargueiro KC-390, cuja produção está em franca atividade, com o início das primeiras entregas do aparelho multimissão.

Esquadrilha Fox estreia em São José dos Campos
Continuam hoje, 20 de outubro de 2019, as atrações dos Portões Abertos do DCTA. Fará parte da programação, às 15h30, a Esquadrilha Fox, que faz sua primeira demonstração no aeroporto de São José dos Campos. A equipe de show aéreo é equipada com três aeronaves do tipo RV (7 e 8), conduzidas por experientes pilotos de caça, todos antigos comandantes do Esquadrão Pampa sediado em Canoas (RS). Os pilotos, oficiais da reserva da FAB, são Bianchi, Kersul e Áttila, criadores da equipe de demonstração de acrobacias aéreas em 2017, sediada em Brasília (DF). Ainda ontem, logo após a chegada, os pilotos da Fox, trajando macacões de voo na cor bege, já receberam manifestações de carinho do público. As atividades da Fox podem ser acompanhadas pelo instagram @esquadrilhafox.