Núcleo cultural de aviação para crianças recebe projeto de aeronave experimental
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, sediado em Ubatuba (SP), recebeu, como presente de apoio às suas atividades, o projeto de um avião experimental. O material contém as primeiras peças de uma aeronave KR2S. A sequência dos trabalhos com as partes, dependendo dos apoios e engajamentos, pode ter dois caminhos: conclusão do aparelho para voo ou ser um objeto de auxílio à instrução em solo para as ações com as crianças e jovens do NINJA. A doação foi da técnica em manutenção aeronáutica Krysia Cunha. Segundo ela, o material poderá ser útil para os frequentadores do NINJA, ensejando oportunidades de manuseio de peças aeronáuticas, despertando curiosidades acerca do conhecimento, que poderá ser aplicado em vários segmentos.
Krysia Cunha |
Krysia formou-se pela EMCA - Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas de Taubaté e detém as habilitações em motores, aviônica e célula. Atualmente, está incorporada à Aviação do Exército, onde trabalha com manutenção de helicópteros. Ela decidiu presentear o NINJA com as estruturas iniciais da aeronave, após constatar que não teria tempo suficiente para findar o projeto, que lhe fora doado por dois amigos que realizaram a produção inicial das peças.
O KR2S
O KR2S é uma aeronave experimental com facilidade de obtenção dos materiais para sua construção. A estrutura é em madeira, como o Freijó, e o revestimento é de fibra de vidro nas asas e empenagem. O tempo estimado de construção é de 800 horas-homem, podendo chegar a 1500. O comprimento da aeronave é de 4,88 m e a envergadura de 7.
A planta foi concebida por Ken Rand, dos Estados Unidos. O KRS2 é a terceira estrutura doada ao NINJA. O acervo do Núcleo conta com um Teenie Two pintado no padrão das cores da Esquadrilha da Fumaça, na época dos T-6, e com uma cabine de Piper Apache, a ser configurada como peça de entretenimento para crianças.