Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Tráfego Aéreo

Nova metodologia centraliza o processamento de planos de voo
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ativou, dia 11 de abril de 2021, o projeto de Centralização de Planos de Voo, com a finalidade de consolidar, em um sistema único, o trâmite de todas as mensagens que visam a utilização do espaço aéreo brasileiro, possibilitando, assim, aprimorar a consistência dos dados e proporcionar um adequado planejamento estratégico, operacional e tático. O foco do projeto é a padronização de um caminho único para todas essas mensagens, buscando uma validação segura e automatizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).

Fluxo
O Centralizador de Planos de Voo é um módulo do SIGMA que trará maior apoio ao serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo prestado pelo CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), organização que permite, a partir das intenções de voo, a harmonização do fluxo de tráfego. O fato de todos os planos de voo e mensagens associadas serem obrigatoriamente submetidos ao Centralizador traz mais eficiência e segurança e permite um planejamento completo e automatizado.

Empresas aéreas
O sistema conta também com a funcionalidade de envio de planos em lote por parte das empresas aéreas, possibilitando uma integração entre os sistemas dessas empresas e o centralizador de planos de voo. Visando ainda uma maior confiabilidade para o usuário, o projeto inclui funcionalidades como um código alfanumérico para identificação única de cada plano (IDPLANO), assegurando a rastreabilidade da informação em todo o sistema.

ICEA
A Centralização do Plano de Voo também trará confiabilidade e disponibilidade do sistema 24 horas por dia, por meio do novo Centro Reserva concebido no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Esse Centro operará em paralelo com as mesmas capacidades de processamento do centro principal.