Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Recreio

AVIÃO DE PAPEL
Imagine se você tivesse nascido em um tempo em que não existisse TV, video-games, ou qualquer um desses vícios modernos que mantém as crianças dentro de casa. Muito provavelmente você conseguiria se divertir por horas à fio com apenas uma folha de papel. Essa folha viraria o seu mega-caça de guerra que batalharia com seus amigos para ver qual voaria mais longe. Sim, estou falando dos aviões de papel!
Primeiro um pouco de história. A origem dos aviões de papel, alguns atribuem a Leonardo Da Vinci e outros aos chineses. Muito provavelmente os pais desse passatempo são os caras de olho puxado lá do oriente. Além de terem inventado o papel, eles também são os criadores dos origamis, e o avião de papel é uma espécie de origami. Mas não importa quem inventou, o fato é que há muito tempo o homem já sonhava em voar e tentava bolar maneiras para isso.
Agora você também poderá experimentar um pouquinho de história viva criando o seu próprio modelo! Tudo o que você precisa é um pedaço de papel. Nos meus eu utilizo uma folha de papel A4 comum.
Acompanhe as figuras e as explicações abaixo.
1. Com a folha de papel na vertical, dobre ao meio e abra novamente, para ter uma linha central. Junte os 2 cantos à linha central, formando no topo da folha um triângulo como o da figura 1.
2. Pegue a ponta do seu triângulo e dobre para baixo formando algo parecido com um envelope como na figura 2.
3. Junte as duas pontas superiores da sua folha à linha central. Você terá algo parecido com a figura 3.
4. Vire a pequena ponta de maneira que ela segure a parte superior, como na figura 4.
5. Dobre seu avião na linha central de maneira que o triângulo fique na parte de fora. Estamos quase lá.
6. Agora basta criar a asa, dobrando a parte superior até ela encontrar os cantos inferiores, como na figura 6.
Pronto! Agora vá testar o seu avião!

*Fonte: Youtube/Flickr/meusovos.com