Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Ubatuba 382 Anos

Núcleo de Aviação e paraquedistas fizeram a parte aérea nas festividades do aniversário de Ubatuba (SP)
A cidade de Ubatuba (SP) comemorou ontem, 28 de outubro de 2019, seu aniversário número 382. O desfile cívico-militar, com cerca de 2500 participantes, alusivo à data contou com representações da Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos), do Exército Brasileiro (5º Batalhão de Infantaria Leve), de unidades policiais, de organizações governamentais e privadas e de escolas municipais e particulares. Além de contingentes da rede municipal de ensino, participaram do desfile antigos alunos da extinta escola do SESI em Ubatuba, que reviveram seus tempos de estudante nos anos 1970 e 1980.

Aviação

O evento começou com a descida de dois paraquedistas, trazendo as bandeiras do Brasil e de Ubatuba. No dispositivo do desfile, alunos do Colégio Dominique mostraram aspectos do conteúdo cultural desenvolvido na escola. Integrando-se ao trabalho do Dominique, que dá suporte ao NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, uma equipe do projeto composta por voluntários e alunos de escolas públicas e particulares apresentou, pela primeira vez em público, sua aeronave Teenie Two empregada como ajuda à instrução. É um avião experimental, que mede 3,91 metros de comprimento e 5,49 metros de envergadura. Tem peso vazio de 140 Kg. É um monumento cultural e objeto de apoio à instrução dos alunos do NINJA. Na área de dispersão do desfile, foi atração como ponto de fotografias para dezenas de crianças em sua nacele.

Fumaça
A aeronave que o Núcleo Infantojuvenil de Aviação levou para a avenida Iperoig, em comemoração ao aniversário de Ubatuba, é um aparelho em processo de reconstrução, com participação de alunos e voluntários. O avião experimental Teenie Two Modificado exibe pintura que homenageia a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, com o padrão de cores do Esquadrão de Demonstração Aérea, relativo à época, até 1976, em que empregava a aeronave T-Meia.

Extimbater
Para ilustrar a passagem do avião do NINJA no desfile, uma equipe da Extimbater, loja de equipamentos contra-incêndio em Ubatuba, instalou um dispositivo, com o qual a piloto acionou uma sequência de jatos de fumaça durante o desfile, precedidos da tradicional expressão "fumaça, já", pronunciada pela empolgada aluna-piloto.

O desfile da equipe do NINJA, fechando a apresentação do Colégio Dominique, foi pontuado por uma faixa marcando a derradeira manifestação relativa aos 150 anos de nascimento do inventor ubatubense e pioneiro da aviação, Gastão Madeira, e pela Bandeira Nacional.