Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Heróis Brasileiros

Cidade italiana homenageia piloto e herói brasileiro na Segunda Guerra
A Prefeitura de Rodano, cidade localizada a 15 quilômetros de Milão, realizou, no dia 3 de novembro de 2019, cerimônia para relembrar um herói brasileiro: o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, abatido pela antiaérea inimiga durante a Segunda Guerra Mundial, no céu de Rodano. A cerimônia contou com a presença da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate. Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

Altruísmo do povo brasileiro
O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, e a Prefeita de Rodano, Roberta Maietti, colocaram uma coroa de flores ao pé do monumento erguido em homenagem ao herói brasileiro. Em seu discurso, a Prefeita disse que a morte do Tenente Aurélio é muito significativa para a população de Rodano. "Simboliza o altruísmo do povo brasileiro, representado pelo jovem piloto militar que atravessou o Oceano Atlântico e veio lutar pela libertação de um povo que não era o seu, e doou sua vida em prol de pessoas que ele nem conhecia", disse. O Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, aluno do Curso de Altos Estudos de Defesa na Itália, prestigiou a cerimônia juntamente com sua família. "O sacrifício do Tenente Aurélio é um legado de coragem e honra", declarou.

Saga de heróis
O Suboficial da Reserva Wagner Célio Maia programou as férias de sua família para poder prestigiar o evento em Rodano. "Participar dessa cerimônia é como voltar no tempo e reviver a saga daqueles heróis que honraram o nome do Brasil e da Força Aérea Brasileira aqui na Itália, além de prestar uma justa homenagem ao Tenente Aurélio e a todos que lutaram pelo nosso país", ressaltou. A Adidância retribuiu as homenagens prestadas à coragem e ao sacrifício do piloto com uma placa de agradecimento.

Jovem aviador
Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea. O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaelle Serio, da empresa Alenia. Entre outras condecorações, o militar recebeu as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

Fonte: FAB