Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Biblioteca NINJA

Livro sobre os primeiros cadetes, na ida da Escola de Aeronáutica do Rio para Pirassununga, como Academia da Força Aérea
Na manhã do dia 25 de fevereiro de 1964, um Fairchild C-82 Packet, matrícula 2200, decolou do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com destino a Pirassununga, interior de São Paulo. A aeronave levava o primeiro grupo de 67 cadetes para iniciar a instrução de voo no NA T-6 Texan, no Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica. A mudança de sede da instituição era um antigo plano que se arrastava desde 1942. Superados muitos desafios, políticos e institucionais, coube a uma turma de pioneiros operacionalizar a nova sede do "Ninho das Águias". Essa saga dos primeiros militares e o processo de transferência da sede da Escola de Aeronáutica de terras cariocas para o estado paulista traçam o enredo do livro "1964 - Precursores da Academia da Força Aérea - O novo Ninho das Águias", lançado no dia 16 de agosto de 2018, no Clube da Aeronáutica, em Brasília (DF).

Primeira turma da AFA
A obra, de autoria do Coronel Cláudio Passos Calaza e do professor e pesquisador Hermelindo Lopes Filho, é resultado de quatro anos de estudos e, além de um resgate que homenageia os integrantes daquela turma, também sensibiliza as novas gerações sobre as culturas e desafios institucionais de uma época. O Coronel Calaza diz que, acima de tudo, redigir a obra foi um desafio na tentativa de reconstruir a história da Academia da Força Aérea, onde serve atualmente como professor de História. O professor Hermelindo, que é especialista em Defesa e História Militar, afirma que a obra foi construída, principalmente, sob o entusiasmo contido nos depoimentos dos cadetes da época, o que demonstra a união, amizade, e companheirismo existentes na turma de 1964. "Aprendemos muito com esse livro e esperamos ter contribuído para o resgate da memória de uma turma e para a historia da FAB", avalia.