Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

11º Campeonato Latinoamericano de Paraquedismo de Precisão

Paraquedistas de 8 países fazem salto de precisão, em São José dos Campos (SP)
 

Paraquedistas de oito países estão em São José dos Campos (SP), até dia 16 de setembro de 2018, disputando o 11º Campeonato Latinoamericano de Paraquedismo, na modalidade de Precisão. É o maior evento ocorrido em todos os tempos, em número de participantes, segundo Michel Marconi, da Confederação Brasileira de Paraquedismo. O certame reúne 150 pessoas, sendo 90 atletas e mais 60 ligadas à organização, apoio e arbitragem.

Participam equipes do Brasil, Argentina, Cuba, Chile, Uruguai, Paraguai e Perú, além de um paraquedista visitante da Bulgária.

Juntamente com a competição entre países, ocorre a Copa da Amizade, na qual disputam outras equipes, além dos times do certame latinoamericano. 

Seleção brasileira
A seleção brasileira de paraquedismo de precisão é composta por três atletas da Força Aérea e dois do Exército. Na Copa da Amizade, pelo Brasil, competem as equipes Falcões, da FAB, Cometas, do Exército, e um grupo civil. As competições são promovidas pela Confederação Brasileira de Paraquedismo, com organização do Comitê de Paraquedismo Clássico, e têm o apoio do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, da fabricante brasileira de paraquedas Vertical do Ponto e outras marcas relacionadas ao esporte. 

Esporte olímpico 

Há um esforço para que a competição de paraquedismo de precisão possa fazer parte dos Jogos Olímpicos, haja vista que o ponto de chegada pode contemplar público em seu entorno. Com limite de vento de até 7 metros por segundo, os cinco atletas de cada equipe abandonam a aeronave a 1.200 metros de altura e navegam de forma a chegarem num colchão circular como alvo.

De modo que a melhor marca, chamada de mosca, do tamanho de uma moeda de um real, seja buscada. Toda vez que um saltador atinge a mosca, disposta numa placa eletrônica, um dispositivo é acionado e um sinal sonoro se faz ouvir. Os outros desempenhos são avaliados por árbitros. 

Fábrica de paraquedas
Entre as empresas apoiadoras do Latinoamericano de Precisão está a Vertical do Ponto, sediada em Deodoro, no Rio de Janeiro. O empreendimento de José Carlos Leocádio emprega 165 pessoas, produzindo, há cinco anos, paraquedas esportivos, nas versões aluno, transição e avançado. É a única empresa brasileira a produzir equipamentos para salto e, há 28 anos, fornece paraquedas especiais para as três forças armadas, tanto os de tripulantes de aeronaves, quanto os operacionais, como o T-10 e o dirigível MC1-C, além dos de carga G11, G12, G13 e G14, para lançamento de veículos e equipamentos pesados.