SEMANA DA ASA - 2018
50 anos do 1º voo oficial do avião Bandeirante é comemorado pelo DCTA e Embraer
No dia 26 de outubro de 1968 era realizado o primeiro voo oficial do avião Bandeirante, projetado no DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, à época denominado Centro Técnico da Aeronáutica, onde, no hangar X-10 foi montado o primeiro protótipo.
Ontem, 26 de outubro de 2018, 50 anos depois, do mesmo local, em São José dos Campos (SP), partiu um exemplar do Bandeirante, o C95C FAB 2338, para um voo de celebração do cinquentenário da aeronave que deu origem à Embraer e à moderna indústria aeronáutica brasileira.
Decolagem
Passava das 10 horas, quando o Bandeirante FAB 2338, que recebeu pintura no mesmo padrão do protótipo de 50 anos atrás, partiu do pátio do hangar X-10, no aeroporto de São José dos Campos e foi para a cabeceira da pista 15, para aguardar o momento de decolagem e liderar o desfile aéreo que se seguiu. Antes, já haviam partido as sete aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça e seis exemplares da produção atual da Embraer. Enquanto se processava o cerimonial na fábrica da Embraer - com as presenças do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; do primeiro diretor superintendente da Embraer, Coronel-Engenheiro Ozires Silva, e da atual diretoria e funcionários da companhia - os aviões se reuniam para a passagem sobre o aeroporto.
Desfile aéreo
O Bandeirante, ladeado por seis aviões da Esquadrilha da Fumaça, passou a baixa altura em frente ao público, seguido de dois conjuntos de aeronaves formado por modelos ora em produção pela Embraer. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça, escoltou o Bandeirante num segmento de frente para o público, dispersando em formação tipo leque três a três, deixando o Bandeirante para suas passagens solo, antes do pouso. Complementando a exibição aérea, a Fumaça executou algumas manobras e, perto do meio-dia, era encerrada a cerimônia aérea de comemoração do cinquentenário do primeiro voo do avião Bandeirante.
Produção
Foram fabricadas 498 aeronaves, das quais 253 foram vendidas no Brasil e 245 no exterior, a clientes civis e militares de 36 países. Com o sucesso do projeto do avião Bandeirante desenvolvido pelo IPD (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA), foi necessária a implantação de uma empresa para fabricá-lo em série. Desta forma, foi criada a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica. Em consequência, o avião Bandeirante foi um fenomenal sucesso de vendas e operação de transporte regional de passageiros e cargas nos cinco continentes. E como resultado do êxito do produto Bandeirante, a Embraer evoluiu e em 2018 é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, com um leque de opções, com o jato comercial Embraer 195, com capacidade para transportar mais de 100 passageiros, jatos executivos e o cargueiro KC-390.