Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 21 de outubro de 2018

Especial de Domingo


SEMANA DA ASA - 2018
 

Um espetáculo aéreo, ontem, em São José dos Campos (SP)
Mais de 30 mil pessoas assistiram ontem, 20 de outubro de 2018, Dia do Controlador de Tráfego Aéreo, a um espetáculo aeronáutico com dezenas de atrações no aeroporto de São José dos Campos (SP).


O evento Portões Abertos do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial apresentou exposição de aeronaves, saltos de paraquedistas, estandes promocionais de várias instituições e o VI Encontro de Cultura Aeroespacial, com participação de escritores e jornalistas de aviação. O ponto culminante da festa foi a demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

Aviões

A exposição mostrou aeronaves como um restaurado Xavante AT-26, que, apesar de não mais voar, registra a experiência como o único exemplar a ter recebido um sistema para reabastecimento em voo.


O pátio era ocupado também com Super-Tucanos A-29, além dos empregados pela Esquadrilha da Fumaça, Brasília, helicópteros da FAB, Exército e Polícia Militar, Tucano T-27, Embraer Legacy, Universal T-25, entre outros.


Um Bandeirante – o lendário avião cujo cinquentenário do primeiro voo do protótipo se comemora amanhã, dia 22 de outubro – fez lançamento de paraquedistas da equipe Falcões da Força Aérea.

Estandes
Além da praça de alimentação e dos estandes para comércio de produtos relacionados à aviação nos hangaretes do pátio de estacionamento, as atrações prosseguiram em dois hangares com estandes de organizações vinculadas à temática aeronáutica e do Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo, cujos integrantes encantaram o público ao exporem material utilizado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados brasileiros, na luta contra o nazi-fascismo na Itália, e trajarem uniformes idênticos aos usados pelos heróis da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça. O grupo 180 de Escoteiros do Ar também participou do evento.

Organizações da FAB

O ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo apresentou o simulador radar (SRBC – Simulador Radar de Baixo Custo), programa computacional que suporta os programas de formação e treinamento de controladores de tráfego aéreo com emprego de radar, cujo desenvolvimento e aprimoramentos foram realizados pelo próprio instituto. Também demonstrou o projeto que visa estabelecer a prova de conceito para emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPS), conhecidos como drones, no serviço de inspeção em voo de equipamentos de ajuda luminosa na aproximação para pouso. Também atenderam ao público o INCAER – Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, CENDOC – Centro de Documentação Aeronáutica, ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e outras organizações do DCTA.

VI Encontro de Cultura Aeroespacial
Dentro do hangar X-10, onde se montou o primeiro exemplar do avião Bandeirante, há 50 anos, ocorreu o VI Encontro de Cultura Aeroespacial. O evento promovido pelo Hangar Cultural e Editora Somos reuniu escritores e jornalistas dedicados ao tema aviação para divulgarem e comercializarem suas obras. No mesmo espaço houve a divulgação do Museu 14 Bis.


A abertura do encontro aconteceu na noite anterior, no DCTA, com homenagens aos pioneiros do antigo IPD/CTA (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Técnico Aeroespacial, atual DCTA), responsáveis pelo projeto do avião Bandeirante, cuja produção em série resultou na criação da Embraer, a terceira maior indústria aeronáutica global. Também foram homenageados os pioneiros da Embraer, entre eles o aviador e engenheiro, coronel Ozires Silva, primeiro presidente da empresa.