Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2018
 

23 de outubro: Dia do Aviador

Hoje, 23 de outubro, é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. É uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, na França, tornando possível decolar com os próprios meios mecânicos de um aparelho.

Carreira Civil
Para se tornar um piloto de aeronaves no meio civil o interessado, com no mínimo 18 anos, deve se inscrever num curso de formação em Aeroclube ou Escola de Aviação. Após a formação teórica e sendo aprovado em exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o aluno, devidamente liberado em inspeção médica, faz cerca de 40 horas de voos de instrução e é submetido a uma avaliação prática. Se aprovado, recebe a licença de Piloto Privado. Com mais algumas horas de voo e treinamentos específicos (como operação de multimotores e navegação por instrumentos), pode se tornar piloto comercial e piloto de linha aérea.

Carreira militar
Para se tornar piloto militar, uma das opções é ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). É na instituicivilção de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB) que os jovens travam seus primeiros contatos com a vida militar. A preparação compreende a formação intelectual, correspondente hoje ao ensino médio, a formação militar que visa a integrar o aluno na profissão de oficial aviador e incentivar os valores e as virtudes militares, além da formação moral e cívica, baseada nos elevados conceitos de honestidade e lealdade, do amor à pátria e na convicção do cumprimento do dever. Ao final do terceiro ano, o aluno é submetido ao Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) e, se for aprovado dentro do número de vagas, pode entrar diretamente na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Já quem tem o ensino médio completo pode fazer o processo de seleção diretamente para a AFA. O exame de admissão compreende as etapas de Exame de Escolaridade; Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Psicológica; Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Validação Documental. Ao se formar, o cadete recebe os títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, e de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Após essa etapa, o aviador inicia a fase de especialização em uma das aviações da FAB - Asas Rotativas, Busca e Salvamento, Caça, Patrulha, Transporte ou Reconhecimento.

Ingresso na FAB: Clique aqui 

Ingresso em Aeroclube: Clique aqui