Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Especial de Domingo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) anunciou o sucesso no lançamento do Amazonia 1, realizado à 01h54 (horário de Brasília) deste domingo (28/02) a partir do Satish Dhawan Space Centre (SHAR), em Sriharikota, na Índia. O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.Saiba mais sobre esta grande conquista para o nosso país.
Boa leitura.
Bom domingo!

Foi lançado o primeiro satélite 100% brasileiro
O “Amazônia 1”, primeiro satélite completamente brasileiro, foi lançado na madrugada de domingo, 28 de fevereiro de 2021, ao espaço. Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sediado em São José dos Campos (SP), o equipamento foi levado para a Índia, ao Satish Dhawan Space Centre, SHAR, em Sriharikota, de onde foi lançado à 01h54 (horário de Brasília). 
O satélite é o terceiro a formar o Sistema Deter e auxiliará na observação e monitoramento da região amazônica. Produzirá imagens ópticas de ampla visada com resolução de 64m e largura da faixa imageada de 866 quilômetros. O “Amazônia 1” – completamente projetado e operado no Brasil – teve investimento de R$ 400 milhões e o envolvimento de diversos pesquisadores.

A 760 Km
O satélite tem quatro metros de comprimento e ficará a uma altitude de 760 quilômetros. Em órbita, ele produzirá imagens em alta resolução do território nacional e terá órbita com rota entre os polos norte e sul.O equipamento enviará sinal para três estações de monitoramento no Brasil: Cuiabá (MT), Alcântara (MA) e Cachoeira Paulista (SP). Desta forma, o satélite brasileiro apoiará o monitoramento da região amazônica, da diversificada agricultura em todo o território nacional, da região costeira, de reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas e desastres ambientais. Todos os movimentos do engenho espacial serão coordenados de uma estação estabelecida no Inpe, em São José dos Campos.

Seguiram para acompanhar o lançamento do satélite o diretor do Inpe, Clézio de Nardin, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes.

Volta na Terra a cada 100 minutos
Ele cruzará a Linha do Equador, no sentido Norte-Sul, às 10h30 da manhã do horário local, viajando a uma velocidade de quase 27.000km/h. A essa velocidade, o satélite levará apenas 100 minutos para dar uma volta na Terra, lhe permitindo obter imagens de qualquer ponto do planeta a cada cinco dias. Operando conjuntamente com os satélites CBERS-4 e CBERS-4A, lançados, respectivamente em dezembro de 2014 e dezembro de 2019, serão providas imagens recorrentes do território brasileiro a cada dois ou três dias, melhorando significativamente a oferta de informações aos seus diferentes usuários.