Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Ajuda Humanitária

FAB dá suporte aos afetados pelas enchentes em Petrópolis (RJ)
A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada no apoio às vítimas das enchentes da cidade de Petrópolis (RJ). Em apenas seis horas, choveu na região mais do que o esperado para o mês de fevereiro de 2022. A chuva invadiu casas, transbordou rios, derrubou árvores e causou vários deslizamentos de terra pela cidade. Diante do cenário, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto (DTCEA-PCO) empregou, no dia 15 de fevereiro de 2022, sete militares e duas viaturas no transporte de materiais, em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Desde o dia 16/02, sob coordenação do Comando Conjunto do Leste (CML), as Forças Armadas foram acionadas para apoiar os moradores da região de Petrópolis, disponibilizando viaturas, ambulâncias, equipes de primeiros socorros, equipamentos da Engenharia do Exército para desobstrução de vias e outras máquinas para serviços especializados. Desde então o CML permanece acompanhando todos os desdobramentos.

Comunicações de aeronaves
No dia 17, um grupamento de militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC - Esquadrão Profeta), com um caminhão e duas viaturas, se deslocou para a região, para a montagem de um Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS). O serviço dá suporte às aeronaves que atuam diretamente no socorro e apoio às vítimas. O Ministério da Defesa autorizou o emprego temporário e episódico das Forças Armadas na cidade de Petrópolis.

Calamidade
A Prefeitura de Petrópolis decretou, ainda no dia 15/02, estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia. Os desabamentos e alagamentos provocaram, até o momento, 104 mortes, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Corpo de Bombeiros. 

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web