Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Despedida do fundador da Aeromot

Falece, aos 90 anos, Claudio Viana, projetista de motoplanadores
Um dos grandes nomes da indústria aeronáutica brasileira. Assim será lembrado o Engenheiro Aeronáutico Carlos Barreto Viana, que faleceu no dia 8 de setembro de 2022, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul (RS). Fundador do Grupo Aeromot e da Aeroeletrônica (esta adquirida pela empresa Elbit, em 2001, dando origem à AEL Sistemas, uma das maiores e mais importantes do setor), Viana deixa dois filhos e três netos. "Nosso guerreiro cansou e descansou. Um brinde a ele que adorava uma festa e se foi uns dias antes da sua festa de 91 anos", postou sua filha, Maria Alice, ao comunicar a partida do pai, que completaria 91 anos no dia 11 de setembro.

Motoplanadores
O Engenheiro Viana, como era conhecido, se formou, em 1954, na primeira turma no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), órgão vinculado ao Comando de Aeronáutica, e fez parte da história da aviação brasileira. À frente da Aeromot, empresa que tinha um parque industrial da Zona Norte de Porto Alegre (RS), desenvolveu e fabricou modelos de motoplanadores usados por segmentos de segurança, para treinamento militar e para a aviação privada. Dois desses aviões tiveram repercussão mundial. O primeiro foi o AMT-100, “Ximango”, fabricado em 1980, que se tornou o único, deste modelo, a fazer a travessia oceânica do Atlântico Sul, tendo, posteriormente uma nova versão, o AMT-200. E o segundo, uma aeronave terrestre de asa baixa, que recebeu o nome de “Guri” – AMT-600.

Indústria aeronáutica
Aeromot foi pioneira na estruturação do setor de aviação, chegando a fabricar componentes de aeronaves para outras grandes empresas, como a Embraer, chegando ainda a prestar serviços para a Varig, a primeira companhia aérea do Brasil. “Viana foi um grande empreendedor que alavancou a indústria aeronáutica no Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de manutenção, produção de componentes aeronáuticos e aviônicos”, disse, em nota, a AEL Sistemas, que atualmente se dedica ao desenvolvimento, fabricação, suporte logístico e manutenção de setores de defesa, sendo pioneira na modernização de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, recordou que o Engenheiro Cláudio Viana cursou a primeira turma do ITA e fez toda a graduação nas instalações em São José dos Campos, de 1950 a 1954, no campus pensado pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho. "Não coincidentemente, Casimiro Montenegro foi escolhido paraninfo da Turma de 54 e em seu discurso afirmou: 'Não tenho condições de fazer agora a indústria aeronáutica. Vocês um dia a farão!' Cláudio Viana confirmou as previsões do paraninfo e Patrono da Engenharia da Aeronáutica", lembrou.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web