ITA incluirá aluno com deficiência física
Todos os alunos do ITA, até 2022, no primeiro ano dos cursos de Engenharia, fazem simultaneamente o CPOR - Curso Preparatório de Oficiais da Reserva. Os que optaram pela carreira civil, após um ano como militares, são declarados oficiais da reserva não remunerada (R2) e seguem, como civis, até a formatura. Já os que optaram pela carreira militar, seguem durante o período da graduação como aspirantes e, ao término do curso de Engenharia, são declarados na patente de Tenente e classificados para serviço nas unidades da Força Aérea Brasileira.
Deficiência física
Para o vestibular 2023 há uma novidade: alunos portadores de deficiência física poderão, se aprovados no concurso de admissão, pleitearem a graduação no ITA, sendo, consequentemente, dispensados da formação militar no CPOR.
A alteração do edital do Concurso de Admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2023 está publicada no Diário Oficial da União, de 19 de setembro de 2022. De forma pioneira, a Força Aérea Brasileira (FAB) oferece a oportunidade dos jovens brasileiros, notáveis na esfera do conhecimento científico e que poderiam ser eliminados do certame devido às condições de saúde, de terem acesso à formação única e de alto nível proporcionada pelo ITA, por meio da reabertura das inscrições ao Concurso deste ano.
Isenção do CPOR
A mudança visa possibilitar ao candidato não optante à carreira militar, que for reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, solicitar ao Comandante da Aeronáutica, isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Os requerentes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA.
Inscrições até 27/09/2022
Assim, em caráter excepcional, as inscrições seguirão até o dia 27 de setembro. Qualquer candidato que cumprir os requisitos previstos no item 3.1 do Edital, poderá se inscrever nessa nova fase. O candidato poderá, ainda, por meio do site (www.vestibular.ita.br), solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Para que todos os candidatos ao Concurso tenham direito de colher os benefícios da mudança do edital, será dada a oportunidade de o candidato já inscrito no concurso, dentro do período anterior de inscrições que ocorreu de 01 de junho a 22 de julho de 2022, caso tenha interesse, solicitar a alteração da escolha pelo tipo de vaga (optante ou não optante ao Quadro de Oficiais Engenheiros - QOEng). Essa solicitação será feita por meio de requerimento, que deverá ser enviado pelo correio eletrônico vestita@ita.br, até o dia 27 de setembro de 2022, conforme descrito no item 3.2.2.1 do Edital.
Ensino de alto nível
O ITA possibilita a inclusão de Pessoas com Deficiência nos Cursos de Graduação de Engenharia, desde que o candidato atenda aos requisitos previstos no Edital retificado. “Essas mudanças são um marco para o ITA, que está permanentemente imbuído do esforço de acompanhar as evoluções em nossa sociedade, com o intuito de promover um ensino superior de alto nível no país, da forma mais abrangente dentro de nossas possibilidades”, afirma o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.
Ninja-Brasil: versão para a web