Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 1 de janeiro de 2023

Especial de Domingo

RETROSPECTIVA 2022
 
Os principais fatos de aviação e espaço, em 2022, publicados no Blog do NINJA 


No ano de 2022, o Blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) publicou mais de 370 notícias ou artigos. O Blog, destinado a aficionados por aeronáutica e espaço, desde seu lançamento, já teve mais de 3 milhões e 670 mil visualizações. 2022 foi o ano em que integrantes do projeto de voluntários – divulgador de cultura aeronáutica para crianças e jovens – pesquisaram e deram foco para o centenário da ocorrência do primeiro pouso de um avião em Ubatuba (SP), sede do NINJA. O fato inédito aconteceu por conta do reide Santiago do Chile – Rio de Janeiro, em 1922, realizado pelo capitão chileno Diego Aracena. Os 100 anos do feito ensejaram ações comemorativas e a edição do livro “A Jornada Aérea: Dos Andes ao Atlântico”.  Acompanhe, a seguir, a Retrospectiva com os principais fatos de aviação e espaço, segundo as publicações do NINJA em 2022.
Boa leitura.
Bom domingo!
Feliz 2023!
 
Janeiro 2022
No dia 3, passou a vigorar oficialmente uma portaria entronizando o Capitão Ricardo Kirk como Patrono da Aviação do Exército. O mesmo documento estabelecia o dia 23 de março, seu nascimento, como o Dia da Aviação do Exército. Adicionalmente, mantinha o dia 29 de janeiro de 1919 como sendo a data comemorativa da criação do Serviço de Aviação Militar e o dia 3 de setembro de 1986, como data comemorativa da Recriação da Aviação do Exército.
 
No dia 6, O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) encerrava suas atividades no complexo do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), após 28 anos e dois meses. O término das operações se deu em função do não interesse da administração pela abertura de uma licitação de locação do espaço, onde o ART construiu dois hangares e mantinha sua sede administrativa e salas de aula.
 
No dia 24, a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP) realizou o primeiro voo de instrução com um dos novos T-27M, o avião Tucano Modernizado.
 
No dia 26, a Major Aviadora Márcia Regina Laffratta Cardoso assumiu o Comando do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°/1° GCC), sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. A militar foi a primeira aviadora a assumir o comando de uma unidade operacional da FAB. Ela também foi a primeira mulher a concluir os cursos de Especialização em Asas Rotativas e de Formação de Piloto Operacional de Busca e Salvamento.
 
No dia 26, também, a cidade de São José dos Campos (SP) foi declarada como “Capital do Avião”, em ato da Assembleia Legislativa de São Paulo.
 
Fevereiro 2022 
No dia 8, noticiava-se que o Exército Brasileiro redescobria, na selva amazônica, avião americano da Segunda Guerra.
 
No dia 21, por meio de leilão de privatização era concedida a administração do Aeroporto de São José dos Campos (SP) para a Aeropart.
 
No dia 23, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de São José dos Campos (SP) completava seu cinquentenário de serviços de proteção ao voo.
 
Março 2022 
No dia 3, noticiava-se que a NASA confirmava o Brasil como primeiro 'parceiro' sul-americano em missões à Lua e Marte. 

No dia 10, a Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe de volta à Pátria os brasileiros que estavam na área do conflito Rússia-Ucrânia.
 
No dia 16, faleceu, aos 66 anos, em decorrência de complicações de Mal de Parkinson, Gérard Moss, aviador, explorador, escritor e ambientalista. Moss ficou conhecido mundialmente por dar a volta ao mundo, duas vezes, em um avião de pequeno porte e em um motoplanador, ambos de fabricação nacional.  
 
No dia 22, foi aprovado, na Câmara Municipal, o projeto de Lei 04/22, de autoria do vereador Eugênio Zwibelberg, instituindo a Semana de Aviação de Ubatuba (SP). O evento aeronáutico, idealizado no âmbito do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), foi incluído na programação oficial de eventos da cidade.
 
No dia 25, A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica. A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.
 
No dia 30, celebrava-se o centenário do início da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada de 30 de março a 17 de junho de 1922, pelos portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, na rota Lisboa – Rio.
 
Abril 2022 
No dia 4, a Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros assumiu a direção do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS), do Ministério da Defesa. Ela foi a primeira oficial-general mulher a ocupar um cargo na pasta.

No dia 6, A Embraer celebrava o fato da frota mundial de A-29 Super Tucano ter alcançado a marca de 500 mil horas de voo.
 
No dia 6, também, ocorria o primeiro voo dos caças Gripen de série no Brasil. As duas aeronaves F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB), as quais chegaram em navio ao Brasil no dia 01 de abril, decolaram do Aeroporto de Navegantes (SC) rumo ao Centro de Ensaios em Voo, em Gavião Peixoto (SP), para testes e certificação. Foram conduzidas pelos pilotos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos.
 
No dia 16, falecia, aos 90 anos, o aviador da FAB e primeiro coordenador do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) o professor Lemar Gonçalves. Ele foi o cadete com melhor desempenho da Turma de 1952 da então Escola de Aeronáutica, do Campo dos Afonsos - RJ, recebendo, por isso, os cumprimentos do Presidente da República, Getúlio Vargas. Foi, com o código Pelicano 14, piloto do Esquadrão Pelicano - Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação - unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) dedicada ao SAR (Serviço de Busca e Salvamento).
 
No dia 18, a Força Aérea Brasileira (FAB) adquiriu dois A330-200 (KC-30) para as funções de abastecimento em voo e transporte.
 
No dia 27, noticiava-se que a Tenente Aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher da Força Aérea Brasileira (FAB) a ser qualificada como instrutora de voo no helicóptero H-50 Esquilo, utilizado para formar pilotos de combate, no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).
 
Maio 2022 
No dia 2, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) registrava os 50 anos do passamento de Diego Aracena, primeiro piloto a pousar em Ubatuba (SP). O capitão chileno, no dia 14 de setembro de 1922, durante o reide Santiago do Chile – Rio de Janeiro, fez, com um monomotor DH-9 Airco, a primeira aterrissagem de um avião na cidade.
 
No dia 4, a plataforma orbital SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), operada pela FAB, completava cinco anos de atividades no espaço.
 
No dia 16, a Embraer, na unidade de Botucatu (SP), comemorava a marca de 1.500 unidades entregues do avião agrícola Ipanema.
 
No dia 17, a FAB celebrava a habilitação da mais jovem aviadora comandante de avião patrulha. A Tenente Aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto, aos 27 anos, integra o efetivo do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém (PA).
 
No dia 25, o foguete Falcon 9, da SpaceX, lançou a missão Transporter-5, levando ao espaço dois satélites-radar da Força Aérea Brasileira (FAB), denominados Carcará I e Carcará II. Os dispositivos de vigilância integram o projeto Lessonia, para atender às necessidades operacionais das Forças Armadas e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.
 
Junho 2022
No dia 6, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram o curso de formação operacional para operarem o Airbus 330-200. Os dois aparelhos da FAB, que os denomina KC-30, são destinados para missões estratégicas, transporte de grandes contingentes e reabastecimento em voo.
 
No dia 25, o Astronauta Marcos Pontes contou sua trajetória em evento com pilotos e entusiastas de aviação na escola de pilotagem de planadores Centro de Voo a Vela Ipuã, em Caçapava (SP). Adicionalmente, mais de duas dezenas de aeronaves, que se somaram às baseadas no local, foram colocadas em Exposição. 
 
Julho 2022
No dia 4, pela primeira vez, um KC-390 Millennium da FAB levou suprimentos para brasileiros no continente antártico. Os itens lançados com paraquedas atenderam aos cientistas estacionados na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
 
No dia 5, a Marinha do Brasil realizou, em São Pedro da Aldeia (RJ), a cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1). A nova Organização Militar tem o propósito de contribuir com o processo decisório de planejamento e emprego do Poder Naval, por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), popularmente chamadas de drones.
 
No dia 11, a primeira imagem colorida do Telescópio Espacial James Webb foi revelada na Casa Branca, anunciando o início das operações científicas do observatório espacial mais poderoso do mundo.
 
Agosto 2022 
No dia 9, a aeronave Multimissão KC-390 Millennium, matrícula FAB 2857, decolou para realizar a primeira missão de reabastecimento em voo (REVO) com esse tipo de avião na Força Aérea Brasileira (FAB).
 
No dia 13, noticiavam-se os 90 anos da decolagem de Lorena (SP) da aeronave para o 1º bombardeio aéreo noturno na América Latina, durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
 
No dia 24, noticiava-se que um avião da FAB trouxe, de Portugal para exposição no Brasil, o coração do Imperador D. Pedro I, como parte das comemorações do Bicentenário da Independência.
 
No dia 26, O ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo celebrou a marca de 62 anos de atividades. A solenidade alusiva à data aconteceu no Campus do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), onde a instituição está sediada.
 
No dia 29, falece, aos 85 anos, o idealizador do Aeroclube Regional de Taubaté, General Sérgio Antonio da Rocha Ambrósio.
 
Setembro 2022
No dia 5, o Blog do NINJA noticiou que, há exatos 100 anos, pela primeira vez, um avião pousava em Taubaté (SP). O Caudron G3, batizado Bandeirante, era pilotado pela pioneira aviadora Anésia Pinheiro Machado (1904-1999), a segunda brasileira a ser brevetada, logo após e no mesmo dia que a piloto Thereza de Marzo.
 
No dia 5, também, a Embraer concluiu com sucesso os testes em voo da campanha de certificação do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês), que fornece ao C-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a missão de Combate a Incêndio Florestal (CIF).
 
No dia 7, um desfile aéreo da FAB, em Brasília, fez parte da agenda de eventos comemorativos do Dia do Bicentenário da Independência do Brasil. Além da Esquadrilha da Fumaça com aeronaves Super Tucano A-29, sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios os aviões operacionais F-5M, A-1M, KC-390 Millennium, KC-130 Hércules, R-99, C-99, C-130 Hércules, T-27M, SC-105 e C-105 Amazonas e KC-30.
 
No dia 14, celebrava-se, em Ubatuba (SP), o centenário do primeiro pouso de um avião na cidade. A realização foi do capitão do Exército do Chile Diego Aracena Aguilar, em escala do reide Santiago – Rio de Janeiro, passando por localidades do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. No dia 14 de setembro de 1922, usando, como pista de pouso, uma faixa de vegetação rasteira na orla da praia do Itaguá, ele chegou à cidade pilotando o biplano DH-9 Airco número 92, batizado de El Ferroviario.
 
No dia 15, noticiava-se que um caça F-5E desaparecido há 40 anos era encontrado no Rio Grande do Sul, na Lagoa dos Patos. O jato com a matrícula FAB 4831 desapareceu em 28 de julho de 1982. Era pilotado pelo Tenente Aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo, que realizava treinamento sobre a Lagoa dos Patos, em um combate aéreo simulado contra outro F-5E.
 
No dia 23, um drone da FAB viajou mil quilômetros em primeiro voo de aeronave desse tipo entre aeroportos. A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), a RQ-900 Hermes, voou de Santa Maria (RS) até Campo Grande (MS).
 
No dia 25, chegaram, no porto de Navegantes (SC), mais duas unidades do caça F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves, matrículas FAB 4103 e 4104, foram transportadas, desde a Suécia, em navio mercante.
 
No dia 25, também, registrou-se no Blog do NINJA que, há exatos 100 anos, o piloto chileno, Capitão Diego Aracena Aguilar, ao meio dia, assumiu o comando do hidroavião número 11 da Aviação da Marinha do Brasil, exatamente na vertical de Ubatuba (SP), e rumou para o Rio de Janeiro, para concluir, como planejado, o primeiro reide aéreo Santiago do Chile – Rio.
 
Outubro 2022
No dia 3, a Embraer anunciava ter chegado à marca de 1.700 aeronaves comerciais do programa E-Jets, com a entrega da mais recente unidade, um E195-E2, à KLM Cityhopper, durante cerimônia em São José dos Campos (SP).
 
No dia 6, noticiava-se que, há exatos 100 anos, era embarcada, para traslado até o Rio de Janeiro, no navio CT-6 Alagoas, da Marinha do Brasil, no porto de Ubatuba (SP), a aeronave tipo DH9, matrícula 92 do Serviço Aéreo do Exército do Chile. A mesma que efetuara, no dia 14 de setembro, o primeiro pouso de um avião na cidade.
 
No dia 8, o KC-30 da FAB fez sua primeira missão operacional, levando tropa ao Chile, para a quarta edição do Exercício Aéreo Multinacional Combinado Salitre.
 
No dia 23, o Brasil lançou o foguete nacional VSB-30, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O veículo suborbital VSB-30 foi acionado a partir da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que foi desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
 
Novembro 2022 
No dia 1, O Aeroclube Regional de Taubaté (ART) anunciou uma parceria com o Aeroclube de São José dos Campos, possibilitando a continuidade do funcionamento da entidade. A agremiação estava com suas operações suspensas, desde 06 de janeiro de 2022, quando foi compelida a sair das suas instalações ao lado da pista do complexo da Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
 
No dia 26, a bordo da cápsula Dragon levada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançado ao espaço o nanossatélite SPORT . O engenho espacial foi produzido no Brasil pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), pela NASA e por universidades americanas.
 
No dia 30, foi publicado o livro “A Jornada Aérea: dos Andes ao Atlântico”. O compêndio foi produzido no âmbito do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) e conta a pioneira viagem aérea do Chile ao Brasil, com os fatos ligados ao reide aéreo ligando Santiago do Chile ao Rio de Janeiro, em 1922. Deste empreendimento resultou o primeiro pouso de um avião em Ubatuba (SP). Isto motivou a compilação da aventura do capitão do Exército chileno Diego Aracena Aguilar, piloto do biplano DH-9 Airco, batizado de El Ferroviario. O reide comemorava o centenário da independência do Brasil.
 
Dezembro 2022 
No dia 6, noticiava-se que, em 2022, foi formada a primeira turma de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), com emprego do avião T-27M, o Tucano modernizado.
 
No dia 13, anunciava-se que a Embraer vendeu mais de 60 aviões agrícolas em 2022.
 
No dia 15, A equipe do Espaço Cultural da Aviação do Exército recebeu, para uma visita ao seu acervo, um grupo de voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA). O ambiente temático é dedicado à história do que ficou conhecido como Aviação Militar e, depois, como Aviação do Exército. Os voluntários foram orientados sobre detalhes a serem observados no projeto de otimização do Espaço Cultural Aeronáutico de Ubatuba, implantado pelo NINJA.
 
No dia 19, A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a incorporação das duas primeiras aeronaves de caça F-39 Gripen ao 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) - Esquadrão Jaguar, na Base Aérea de Anápolis (GO).
 
No dia 19, também, noticiava-se que Caio Temponi, de apenas 14 anos, tornou-se o vestibulando mais jovem a ser aprovado na história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, SP, uma das instituições de ensino mais requisitadas do Brasil e com um exame de seleção dos mais difíceis. O adolescente passou em 14º lugar de uma lista com 150 aprovados.
 
Como pesquisar no Blog do NINJA: 
Na versão para computador, coloque palavras chaves na janela de pesquisa, no lado direito da página. O blog retornará como resultado todas as publicações com o tema proposto.
 
Ninja-Brasil: versão para a web