Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Ekranoplano Orion-25

Vídeos e imagens:
Começam os testes do ekranoplano russo Orion-25
Os testes do protótipo do ekranoplano Orion-25 desenvolvido pela empresa de Moscou “Ekranoplanning Association EOrion” começaram no lago congelado de Onega. A nova aeronave de efeito solo é construído na cidade de Petrozavodsk, na Petrozavodsk Machine-Building Plant “Avangard” (antigo estaleiro). De acordo com o chefe da Petrozavodsk Valery Lyubarsky, representantes do Ministério da Defesa e do Ministério de Situações de Emergência da Rússia foram convidados para os testes.
O projeto do ekranoplano Orion-25 está sendo implementado pelo desenvolvedor sem muita publicidade. Características detalhadas não são divulgadas, apenas afirma-se que o dispositivo deve ter uma massa de cerca de 14 toneladas (não clara, se vazia ou máxima de decolagem) e a capacidade de transportar até 30 passageiros a uma velocidade máxima de até 500 km/h a uma distância de até 3.600 km, com uma duração de voo de até 11 horas.
Estruturalmente, o Orion-25 é um desenvolvimento com o aumento no tamanho do Orion 20 EO criado anteriormente a partir do dispositivo Orion 20, tendo um esquema semelhante com dois motores turboélice (tipo sem nome) instalados na frente da fuselagem e, de acordo com vários relatórios, o projeto foi designado pela primeira vez como Orion-20. O projeto original Orion-20 foi implementado anteriormente por ordem e com financiamento do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia e foi oferecido ativamente pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia.
O único protótipo do ekranoplano Orion-20 também foi construído em Petrozavodsk na fábrica de Avangard e começou a testar no Lago Onega em março de 2014. O Orion-20 foi equipado com dois motores turboélices tchecos Walter M601E em frente à fuselagem, depois complementado por um motor turboélice TVD-10B no suporte na parte superior da fuselagem. O dispositivo tinha uma envergadura de 20,6 m, um comprimento de 22,2 m e um peso de decolagem de 13 toneladas com uma carga útil declarada de até 3 toneladas (ou 20 passageiros).
Em 1º de agosto de 2015, o Orion-20 caiu no Lago Onega durante os testes. Em 2017, foi anunciado que o protótipo reparado foi retomado, mas o estado atual do programa é desconhecido. Este ekranoplano também foi oferecido em uma versão modernizada sob o código do projeto Sterkh-10, mas não foi implementado.
Até o momento, mais de 20 pequenos ekranoplanos Orion-10, Orion-12 e Orion-14 foram construídos sob os projetos das fábricas do departamento. O Serviço Federal de Fronteiras do Serviço Federal de Segurança da Rússia recebeu sete dispositivos Orion-12P no início da década de 2010 e mais dois deles foram entregues ao Irã em 2014. Seis veículos Orion-14 também foram fornecidos ao Irã desde 2016. No entanto, o acidente do Orion-20 mais uma vez mostrou a insegurança fundamental da operação de dispositivos desse tipo, o que aparentemente levou a desistência dos clientes estaduais para os projetos da empresa.

Fonte: Cavok / Fernando Valduga

Saiba mais: clique aqui

Ninja-Brasil: versão para a web