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terça-feira, 9 de maio de 2023

Indústria Aeronáutica

Inpaer é autorizada a fabricar e a operar no Brasil o avião COLT 100


A fabricante brasileira Inpaer – Indústria Paulista de Aeronáutica informou nesta semana que recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para montar e operar aviões COLT 100 no Brasil. O documento de aceitação do COLT como Aeronave Leve Esportiva Especial (LSA Special) chegou às mãos da equipe da Inpaer na sexta-feira, 5 de maio, conforme compartilhado em redes sociais pela empresa. O COLT 100 é um avião da categoria ALE (Aeronave Leve Esportiva), ou LSA (Light Sport Aircraft), do Grupo Texas Aircraft, baseado nos Estados Unidos, que, no Brasil, está sendo produzido pela Inpaer. Segundo a empresa, sua estrutura toda em metal é forte como de um avião maior e seus equipamentos de ponta incluem piloto automático de até 3 eixos, oferecendo recursos que o colocam em um nível diferenciado no segmento. ​ Com características de voo dóceis, o COLT é adequado para voos de passeio e, principalmente, de treinamento, contando com sistema opcional de paraquedas balístico.


RESUMO DAS ESPECIFICAÇÕES
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 118 knots TAS
Velocidade de Cruzeiro com 75% de potência: 110 knots TAS
Velocidade de Stall – s/flaps (Vs): 44 knots CAS
Velocidade de Stall – c/flaps (Vse): 38 knots CAS
Distância de Decolagem (50ft de obstáculo): 361 metros
Distância de Pouso (50ft de obstáculo): 348 metros
Razão de Subida (Vy): 760 fpm Teto de Serviço: 14.500
Peso Vazio 386 kg
Carga útil 212 kg vazio
Comprimento 6,96 metros
Altura 2,39 metros
Envergadura 9,82 metros
Altura da cabine 1,18 metros
Largura do assento 40 cm
Peso máximo no bagageiro 20 kg
Aérea do bagageiro 96 cm X 56 cm


Baseada no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas (SP), a Inpaer é uma empresa criada em 2001 com o Comandante Caio Jordão à sua frente. O primeiro projeto foi o avião Conquest 160, que voou pela primeira vez em abril de 2002. O Conquest se mostrou um verdadeiro sucesso, sendo comercializadas mais de 80 unidades nos primeiros 5 anos. Devido o sucesso do Conquest 160 e enxergando um novo nicho de mercado, em 2007 a fabricante brasileira lançou o Excel, com capacidade para um terceiro ocupante, e o Excel Cargo, que permite levar até 40kg de bagagem, equipados com o motor Rotax de 100hp ou Rotax 914 de 115hp, que permite um cruzeiro de até 135mph. Inovando e evoluindo mais, a Inpaer lançou em 2010 o avião que fecharia o primeiro ciclo da sua família de aeronaves, o Explorer. Um modelo de 4 lugares para os diversos climas e terrenos brasileiros. ​Por fim, a Inpaer aceitou o desafio de ingressar no Programa de Fomento à Certificação de Projetos de Aeronaves de Pequeno Porte – iBR2020. Com o objetivo de atender às novas diretrizes da agência reguladora do setor da aviação civil, ANAC, a empresa lançou a primeira aeronave da nova geração, o Conquest 180 LSA. Uma aeronave com fuselagem de compósitos e superfícies de sustentação em alumínio aeronáutico, equipada com motor Rotax 912 ULS 100hp – a primeira aeronave brasileira a ser enquadrada na categoria ALE (Aeronave Leve Esportiva).

Fonte: Murilo Basseto / AEROIN

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