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Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dia do Aviador e da FAB


SEMANA DA ASA - 2023


Brindando a Semana da Asa - idealizada pelo aviador Godofredo Vidal e viabilizada em 1935 pela Comissão de Turismo Aéreo do Touring Club do Brasil - destacaremos esta iniciativa na abertura das publicações até o próximo sábado. No texto e imagens de hoje registramos a importância do 23 de outubro, data especial na história da aviação.

23 de Outubro:
Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira


Celebra-se, em 23 de outubro, o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A data reverencia os aviadores que cruzam os céus inspirados pelo pai da aviação, Alberto Santos-Dumont.

A data lembra o maior feito do brasileiro inventor, quando, em 1906, realizou o primeiro voo com uma aeronave mais pesada que o ar, capaz de se mover e decolar por seus próprios meios mecânicos e voar aproveitando as forças aerodinâmicas.

A bordo do avião 14-Bis, Dumont decolou do campo Bagatelle, na França, marcando a evolução nos meios de transporte. Naquele 23 de outubro de 1906, o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Como diz o lema do NINJA (Núcleo Infantojuvenil de Aviação), “Voar é um desejo que começa em criança!”. Assim, mais de um século depois da proeza de Santos Dumont, meninos e meninas sonham em ser pilotos ou atuarem nas muitas possibilidades profissionais do setor aeronáutico. Quando jovens e adultos, realizam o sonho numa variedade de oportunidades civis e militares.

Aviadores civis

Os aviadores do meio civil – que garantem o segmento econômico do transporte aéreo - começam suas carreiras em monomotores a pistão, voando nas escolas de aviação, como as mantidas por aeroclubes, empregando, principalmente, aeronaves como o Aeroboero, Paulistinha e Cessna 150.

Uma boa parte desse contingente ingressa, posteriormente, na aviação executiva ou em empresas comerciais, pilotando grandes jatos com capacidade de transporte para dezenas ou centenas de passageiros.

Noutra vertente, entusiastas mantém a mesma chama como aviadores, voando profissional, desportiva ou particularmente em aviões menores, incluindo aeronaves de fábricas renomadas ou de construção experimental, como os ultraleves convencionais ou pendulares (trikes) e girocópteros.

Aviadores militares

Os aviadores do segmento militar iniciam suas carreiras na Academia da Força Aérea – em Pirassununga (SP) - ou nos centros de instrução da Marinha – em São Pedro da Aldeia (RJ) - e do Exército – em Taubaté (SP).


Depois de formados, os pilotos militares atuam nas Aviações de Caça, de Transporte, de Asas Rotativas e de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). Na FAB, o primeiro avião a ser voado pelo cadete é o monomotor T-25 Universal.


Nas aviações Naval e do Exército, o primeiro contato com a prática de pilotagem ocorre com helicópteros Esquilo ou Fennec. 

Esquadrilha da Fumaça

Comemorando a data, anualmente, é tradição a realização de manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. E, atualmente, o sobrevoo de recentes aeronaves da Força Aérea Brasileira, como o avião de caça F-39 Gripen.

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