Primeiro Embraer KC-390 da Hungria é recebido com escolta de caças Gripen
A Hungria recepcionou o seu primeiro avião Embraer KC-390, que chegou no país escoltado por caças SAAB JAS-39C Gripen.
Falando em uma coletiva de imprensa realizada na base aérea de Kecskemét, o Secretário Húngaro de Política de Defesa, Zsolt Kutnyánszky, disse que as Forças de Defesa da Hungria (HDF) estão passando por um período de transformações e renovações tecnológicas.
Ele acrescentou que, graças ao programa de desenvolvimento das forças armadas, as unidades da HDF estão recebendo equipamentos militares de ponta. O secretário de Estado destacou que o policiamento aéreo e a defesa aérea são altamente significativos, portanto a modernização da força aérea é a principal prioridade neste período de desenvolvimento.
As Forças de Defesa da Hungria adquiriram duas aeronaves de transporte Embraer KC-390, programadas para chegar à Hungria como sua base no final deste ano e no próximo, respectivamente. Atualmente, uma delas está em Kecskemét por três semanas na última fase do período de testes.
Ao falar sobre a nova aeronave de transporte, Zsolt Kutnyánszky disse que ela pode ser configurada para transportar 80 tropas de combate e também acomodar uma Unidade de Terapia Intensiva/Unidade de Transporte de Pacientes com camas.
Ela pode transportar até 26 toneladas de carga e é adequada tanto para lançamento aéreo de carga quanto para reabastecimento ar-ar – disse o secretário de Estado, acrescentando que a aeronave de 35 metros de comprimento tem uma velocidade máxima de 800 km/h, e seu teto de serviço pode até atingir 8.000 metros.
Fonte: AEROIN / Carlos Martins
Ninja-Brasil: versão para a web