Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Acidente Aéreo

FAB realiza investigação e coleta de dados da queda da aeronave em Vinhedo
No dia 09/08/2024, uma aeronave da companhia VoePass, matrícula PS-VPB, caiu em Vinhedo, São Paulo (SP), com 62 pessoas a bordo. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), mobilizou militares do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), em São Paulo, para conduzir a Ação Inicial. O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, juntamente com os Diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - Luiz Ricardo de Souza Nascimento e Ricardo Catanant - participou de uma coletiva de imprensa em Brasília (DF) e informou sobre o processo de investigação do acidente aéreo com a aeronave de matrícula PS-VPB, pertencente à empresa VoePass. Investigadores chegaram ao local na sexta-feira (09/08) e, na manhã de sábado (10/08), os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, o Cockpit Voice Recorder (CVR - gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR - gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília (DF). Os trabalhos de preparação, extração e degravação de dados foram realizados com êxito pelos investigadores do CENIPA. Segundo o chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Moreno, por meio dos recursos do LABDATA, certificou-se que as caixas-pretas gravaram com sucesso os dados de voz e de voo referente à ocorrência em Vinhedo (SP). “Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som. Por meio do FDR, já no início do processo, busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia”, disse o Oficial-General. Na medida em que a investigação avançar, os especialistas do LABDATA irão validar, por demanda, todos os parâmetros requeridos pela Comissão de Investigação. O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente. “Naturalmente, o trabalho requer qualificação excepcional de Recursos Humanos, demandando-se meticulosidade e precisão em todo processo, o que pode demandar uma grande variabilidade de tempo de resposta às indagações atinentes à investigação", concluiu o Brigadeiro. No domingo (11/08), a CENIPA iniciou a remoção dos motores da aeronave, com o acompanhamento de representantes da Agência Francesa de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA) e da Agência Canadense de Segurança no Transporte (TSB), responsáveis pela fabricação da aeronave e dos motores, respectivamente. Os motores já se encontram nas instalações do SERIPA IV, em São Paulo e serão analisados no local. O CENIPA finalizou, nesta segunda-feira (12/08), a Ação Inicial envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB, em Vinhedo (SP). Desse modo, a investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. Etapas seguintes Com a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo (SP), nesta segunda-feira (12/08), a investigação agora avança para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros. O Centro reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar com dados factuais do acidente aeronáutico. Já a conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência. Quando concluída, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA.
A FAB, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), colocou à disposição, na manhã desta segunda-feira (12/08), a aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo, para o transporte das urnas funerárias das vítimas do acidente aeronáutico envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB. O destino previsto será o Aeroporto de Cascavel (PR). O avião da FAB está na Base Aérea de São Paulo (BASP) aguardando as liberações oficiais por parte dos demais órgãos envolvidos na ocorrência a fim de cumprir a missão.

Fonte: FAB

Ninja-Brasil: versão para a web