FAB celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica
Os Especialistas representam mais de 31% do efetivo total da FAB
No dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica, uma data dedicada aos profissionais que atuam em diversas áreas, como manutenção de aeronaves, saúde, controle de tráfego aéreo, segurança, comunicações e muitas outras funções essenciais para a FAB, garantindo o perfeito funcionamento dessa engrenagem chamada Força Aérea.
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), conhecida como “Berço dos Especialistas”, há 84 anos supre a necessidade da FAB na formação de Sargentos. A instituição tem essa missão desde 1941, inicialmente na Ponta do Galeão, depois como a Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, a partir de 1943, e, finalmente, com a unificação das duas instituições em 1950, na nova sede em Guaratinguetá. Desde sua criação, no mesmo ano que o Ministério da Aeronáutica, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) tem sido o centro de formação de Sargentos Especialistas da FAB, consolidando-se como a maior referência em ensino técnico-militar e responsável pela formação de quase 70 mil militares ao longo de sua história.
O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, fala sobre a importância do Especialista para a FAB e a formação na Escola, contando uma parte da sua experiência com os Sargentos ao longo dos seus 36 anos na Força Aérea. “Desde o exame de saúde para admissão, com especialistas da FAB medindo pressão, coletando sangue e avaliando pulmões, até a formação na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e na Academia da Força Aérea, cada etapa da jornada militar foi marcada pelo trabalho essencial dos Especialistas. Na aviação, desde a preparação das aeronaves, abastecimento e manutenção até a segurança dos voos, profissionais como Mecânico de Aeronaves, Suprimento, Controle de Tráfego Aéreo, Comunicações e Serviço de Elétrica garantiram a operacionalidade. No curso de emprego armado, o apoio técnico do Material Bélico, Serviço de Cartografia e Serviço de Desenho foi fundamental. Eventos solenes sempre contaram com o Serviço de Músico, enquanto o Serviço de Administração cuidava da administração. Em cada missão, o Sargento faz acontecer. Com disciplina, amor pela profissão e coragem para enfrentar os desafios, em cada missão, o Especialista provou ser indispensável. Seu papel é essencial ontem, hoje e sempre”, ressalta o Oficial-General.
Conheça mais sobre a rotina e a carreira dos Especialistas da Aeronáutica
Todos os anos, a EEAR abre oportunidades para jovens ingressarem em uma das 28 especialidades oferecidas, que abrangem áreas como Administração, Apoio Logístico, Proteção ao Voo, Música, Guarda e Segurança, Saúde, entre outras. A concorrência para ingressar na Escola é acirrada, com candidatos de todas as regiões do Brasil disputando cada vaga. Em 2013, por exemplo, o Curso de Formação de Sargentos (CFS) registrou uma concorrência de 45 candidatos por vaga.
Os alunos que ingressam na EEAR passam por uma formação rigorosa, que inclui instrução militar, cívica e intelectual. Após a conclusão do curso, eles são promovidos à Graduação de Terceiro Sargento e, a cada sete anos, podem ascender na carreira até alcançar o posto de Suboficial.
A Importância dos Especialistas na FAB
Os Especialistas representam mais de 31% do efetivo total da FAB. Esses militares desempenham funções essenciais para a operacionalidade e a eficiência da Força Aérea. Seja na manutenção de aeronaves, na segurança aérea ou de instalações, no cuidado com saúde ou em qualquer outra especialidade, cada profissional contribui para que a FAB possa cumprir sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria.
Graduado-Master: o elo forte do Comando
A função Graduado-Master foi implantada por meio da Portaria nº 1.389/GC3, de 10 de setembro de 2018, sendo um marco histórico, uma vez que graduados, de diversas especialidades, passaram a assessorar e auxiliar os Comandantes nos assuntos relacionados às praças, tornando-se elos vitais, como difusores e catalisadores das ordens emanadas da alta administração do COMAER. A função Graduado-Master tem como principais objetivos: a participação das praças auxiliando a alta administração, prestando assessoramento nas questões relativas à disciplina, à moral, à carreira, à motivação, ao bem-estar, à satisfação profissional e ao apoio à família militar, no círculo das praças; proporcionar o aperfeiçoamento contínuo da gestão das Guarnições de Aeronáutica (GUARNAE) e de sua operacionalidade; fortalecer a coesão entre os integrantes da GUARNAE, estimulando o espírito de corpo e os padrões de disciplina; reconhecer a praça que se destaca pelo seu desempenho profissional e conduta pessoal; incrementar capacidades cognitivas à carreira do graduado; e apresentar oportunidades, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da FAB. A função Graduado-Master é exercida por Suboficial com destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, critérios necessários ao militar que estiver no exercício dela e verificados por meio de rigoroso processo de seleção.
“Ser Especialista da Aeronáutica é muito mais do que exercer uma função; é carregar a responsabilidade de fazer a Força Aérea Brasileira acontecer todos os dias. Para mim, essa data é um momento de reconhecimento e orgulho, pois evidencia a importância do trabalho de cada Especialista, em cada área de atuação, na construção de uma Força Aérea moderna, eficiente e Sempre Presente. É uma honra fazer parte dessa história”, declarou o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR), Suboficial Especialista em Suprimento Técnico, Roberto Moraes Ramos.
Histórias de Dedicação e Compromisso
Aos 20 anos, a Aluna Nicole Mel Santos Silva tornou-se a mais nova militar de sua família, onde pais, avós, tios e primos já seguiram a carreira nas Forças Armadas. Após dois anos de intensa dedicação e superação de diversas reprovações, ela conquistou sua farda e hoje é Aluna da primeira série da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). “O apoio da minha família foi essencial para enfrentar os desafios e tornar realidade o sonho de servir à Força Aérea Brasileira”, disse a futura Especialista em Controle de Tráfego Aéreo.
A Aluna Andressa Santos iniciou sua jornada no esporte como atleta de vôlei, mas, ao chegar ao Ensino Médio, viu que seu caminho profissional seria outro. Com a mesma disciplina do esporte, dedicou-se à gestão cultural e patrimonial, trabalhou com visitas técnicas em museus e estudou para ser tatuadora. Durante a pandemia, começou a pesquisar novas carreiras e se inspirou pelo militarismo, influenciada pela trajetória de seu pai na FAB. Após quatro anos de esforços, ingressou na EEAR como Especialista em Estrutura, Pintura e Manipulação de Plásticos (BEP). Além dos estudos, voltou às quadras representando a FAB no Encontro Esportivo das Escolas de Formação de Sargentos (ESAER XIV). Agora, na quarta série, ela celebra sua trajetória na Aeronáutica, onde reencontrou sua paixão pelo esporte e consolidou sua vocação profissional. “Aqui na EEAR reconquistei meu amor pelo esporte e me reencontrei da melhor forma possível. Descobri, então, que eu realmente me identifico com a especialidade que escolhi e, sobretudo, com a carreira militar”, concluiu.
"Celebrado em 25 de março, o Dia do Especialista de Aeronáutica homenageia os Sargentos formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica, que desempenham funções essenciais na manutenção e operação de equipamentos e sistemas. A EEAR se dedica à formação técnica e militar desses profissionais, combinando conhecimento teórico, atividades práticas e valores como disciplina, ética e liderança. A data simboliza o reconhecimento da excelência, do compromisso e da importância desses especialistas na defesa do espaço aéreo brasileiro e na segurança nacional", resumiu o Subcomandante do Corpo de Alunos da EEAR, Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Carlos Rogerio de Sousa Brizon.
Fotos: Sargento Müller / CECOMSAER e EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Capitão Emília
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Ninja-Brasil: versão para a web