Visualizações:

5732131

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 30 de março de 2025

Especial de Domingo

Memorial do Especialista de Aeronáutica
A história das atividades dos sargentos da Força Aérea Brasileira está ligada à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), criada em 25 de março de 1941. Sediada em Guaratinguetá (SP), desde 1950, o maior complexo de ensino técnico de aviação da América do Sul passou a abrigar, desde o dia 25 de março de 2025, o Memorial do Especialista. É um espaço cultural homenageando a história da EEAR, unidade formadora de, até 2024, cerca de 70 mil sargentos. A formação desses profissionais de aviação é rigorosa, contemplando no processo ensino-aprendizagem instrução militar, cívica e intelectual. Ao fim do curso, os concluintes são declarados na graduação de Terceiro Sargento e ascendem na carreira até Suboficial. Podem, mediante seleção em concursos internos, para cursos específicos, chegarem ao oficialato até o posto de Coronel.
Boa leitura.
Bom domingo!

Um Memorial para a história da Escola de Especialistas de Aeronáutica
Um espaço cultural, em Guaratinguetá (SP), denominado Memorial do Especialista, é um ponto de atração na Escola de Especialistas de Aeronáutica, para perenizar as realizações da organização e dos seus formandos. O acervo, distribuído em duas salas, é composto de painéis, fotografias, documentos, objetos e fardamentos.
Com isso, visa divulgar a história da EEAR e valorizar o trabalho dos homens e mulheres Especialistas, atuantes em todos os setores do Comando da Aeronáutica. A cerimônia de inauguração teve, entre outras autoridades, a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno. “A criação deste memorial eterniza o mais elevado respeito e a sincera gratidão àqueles que, ao longo de mais de oito décadas, têm garantido, com disciplina, dedicação e coragem, o cumprimento da nossa missão: unir pessoas e regiões, assegurar a navegação aérea e, sobretudo, defender o Brasil”, disse o comandante.

Antigos alunos no comando da EEAR
Na solenidade esteve presente o Major-Brigadeiro Soares, Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues. Ele é um dos três antigos alunos da EEAR que chegaram a ser designados como comandantes da escola, a mesma na qual iniciaram suas carreiras. Eles chegaram ao generalato, após, por concurso, ingressarem na Academia da Força Aérea e tornarem-se oficiais aviadores. O outro antigo aluno é seu irmão, Brigadeiro Mioni, Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. E o primeiro deles é o Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate. Soares e Mioni foram sargentos especialistas em Controle de Tráfego Aéreo; Walacir foi sargento especialista em Desenho. “A concepção do Memorial pode ser sintetizada como valorização de todos os Especialistas da Força Aérea, quer sejam da ativa ou veteranos, que são como a alma viva da engrenagem que permite à FAB cumprir sua nobre missão de Defender a Pátria, mantendo a soberania do espaço aéreo e integrando o território nacional”, disse o Major-Brigadeiro Walacir.

Linha do tempo
A exposição permanente apresenta a história da Escola, numa linha do tempo, evidenciando o trabalho dos especialistas de aeronáutica em atribuições para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira. Com o material exposto, é possível conhecer as características da carreira militar na Aeronáutica, que se inicia na EEAR com a matrícula do aluno selecionado em concurso público. Os painéis esclarecem as várias especialidades disponíveis no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS). Os especialistas trabalham em funções vitais para a manutenção da segurança e da defesa aérea do Brasil, atuando para a operacionalidade da Força Aérea Brasileira e para o sucesso das atividades intelectuais e tecnológicas nas organizações do Comando da Aeronáutica.

Saiba mais: Blog do NINJA de 28/07/2021. (Clique aqui

Ninja-Brasil: versão para a web