Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Datas Especiais

28 de outubro: Dia da Engenharia Aeronáutica
A Engenharia Aeronáutica é uma área complexa que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas. Fazem parte da formação básica de um engenheiro aeronáutico disciplinas de cálculo, geometria analítica, álgebra, equações diferenciais ordinárias, física, química, eletricidade e magnetismo, dinâmica e estatística. Da formação básica em engenharia tem-se disciplinas de desenho técnico mecânico, metrologia, mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, eletrônica, tecnologia digital, elementos de máquinas, termodinâmica e transporte de calor e massa.
Dentro da área específica de formação em engenharia aeronáutica estuda-se aeroelasticidade, aerodinâmica, estabilidade e controle, desempenho de aeronaves, manutenção de aeronaves, mecânica de estruturas aeronáuticas, materiais de construção aeronáutica, fadiga e fratura de materiais, sistemas dinâmicos de aeronaves, propulsão.
Em muitas universidades, a engenharia aeronáutica está especialmente ligada à engenharia mecânica, sendo lecionada engenharia mecânica com ênfase em aeronaves. No ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) o curso existe desde a década de 50; na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) através do CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos) desde 1975 e como curso de graduação desde 2009. O curso também é lecionado pela Universidade de São Paulo desde 1973; na PUC de Porto Alegre – RS e na Unip – Universidade Paulista.