Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Datas Especiais

22 de outubro: Dia do Paraquedista
O calendário reserva o dia 22 de outubro para comemoração do Dia do Paraquedista. Nessa data, em 1797, o francês André Jacques Garnerin (1769-1823) saltou de uma altura de 600 metros no parque Monceau, em Paris, realizando o primeiro salto bem-sucedido com paraquedas.
No Brasil o paraquedismo teve inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi o maior incentivador do esporte em nosso País. Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ aconteceu o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de Charles Astor.
Em 1944, o Capitão Roberto de Pessoa foi o primeiro militar brasileiro a realizar um curso regular de paraquedismo, tendo que fazê-lo nos Estados Unidos.Em 1945 o Exército Brasileiro enviou aos EUA mais 34 militares, que ao retornarem passam a integrar a recém criada Escola de Paraquedistas do Exército Brasileiro, atual Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, organização militar integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro, RJ.
No meio civil apenas eram realizadas, esporadicamente, algumas demonstrações. Em 1958 foi criada no Rio de Janeiro a equipe “Ícaros Modernos” que, em 1961, se tornaria um dos primeiros clubes brasileiros de paraquedismo. Em 1962 foi fundada a Federação Brasileira de Paraquedismo e que por meio de uma Assembléia Geral foi dissolvida em 30/03/1963 e criada a Comissão de Organização da UBP - União Brasileira de Pára-quedismo com o intuito de definir objetivos da nova entidade, sua estrutura e sua filiação aos órgãos máximos do esporte nacional e internacional. A UBP realizou o primeiro campeonato brasileiro de paraquedismo em 1964 na cidade de Campina Grande – PB, no qual se sagrou campeão Luiz Olintho Teixeira Schirmer. A partir daí surgiram inúmeros clubes e equipes por todo o Brasil. Em 1975 a UBP transforma-se em CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo.
Dos chamados esportes radicais, nenhum dá maior sensação de liberdade que o paraquedismo. Os saltos são feitos de alturas que variam de 600 a 3 mil metros. Existem saltos semi-automáticos, nos quais o acionamento do equipamento não depende da ação do saltador. Na modalidade de queda livre, na qual a abertura do velame é comandada pelo saltador, voa-se até 1 minuto em média, seguido de navegação de até 5 minutos, após a abertura do velame. No salto o paraquedista experimenta momentos de silêncio absoluto riscando o céu.
O paraquedismo brasileiro vem crescendo nos últimos anos, com diversos atletas buscando especializações e melhores resultados técnicos, particularmente em centros de treinamento nos EUA. Atletas brasileiros, tanto homens quanto mulheres, por suas performances, têm sido convidados a participar dos recordes mundiais. A CBPq - hoje presidida por Jorge Derviche Filho - contabilizava em 16 de setembro de 2010, a marca de 2534 paraquedistas filiados, dos quais 246 são instrutores, reunidos em dezenove Federações filiadas.

Visite: www.cbpq.org.br