Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Datas Especiais

Fatos marcantes no mês de Outubro
1901- Santos-Dumont conquistou em Paris o “Prêmio Deutsch de La Meurthe” com o seu balão dirigível nº 6, tendo percorrido em menos de 30,minutos o itinerário preestabelecido que incluía a circunavegação da Torre Eiffel. (19 de outubro)

1903 -Santos-Dumont realizou a primeira experiência em Paris com seu balão dirigível nº 10, o maior por ele construído e destinado ao transporte de passageiros.

1906 -Santos-Dumont, com o aeroplano 14 Bis, voou no Campo de Bagatelle, em Paris, mais de 50 metros de distância, perante a Comissão Fiscalizadora do Aeroclube da França, ganhando a Taça Archdeacon e realizando o primeiro vôo de aparelho mais pesado que o ar que decolou com os próprios recursos e sem auxílio exterior.(23 de outubro)

1911 -Foi fundado, no Rio de Janeiro, o Aero Clube Brasileiro numa reunião realizada na redação do Jornal “A Noite”, na época localizado no Largo da Carioca e dirigido pelo jornalista Irineu Marinho. (14 de outubro) Por ocasião da fundação do Aero Clube Brasileiro foi adotado o lema: “Dêem asas ao Brasil.

1913 -Foi inaugurado em Saint Cloud, Paris o monumento a Santos-Dumont (19 de outubro)

1919 -Foi assinada em Paris a “Convenção de Navegação Aérea Internacional” pelos representantes de treze potências aliadas, entre as quais figurou o Brasil. (13 de outubro)

1926 -Decolou de Gênova, na Itália, o hidroavião “Jahú”, de propriedade do aviador civil paulista João Ribeiro de Barros para realizar o reide aéreo Gênova-Santos; o “Jahú” era um hidroavião, de construção italiana, Savoia-Marchetti equipado com dois motores Isota-Fraschini de 500 H.P. (18 de outubro)

1927 -O 1º Tenente Carlos Saldanha da Gama Chevalier da Aviação Militar realizou, no Campo dos Afonsos, o primeiro salto de pára-quedas no Brasil; foi utilizado um avião Breguet 14 pilotado pelo 1º Tenente Aroldo Borges Leitão e tendo como observador o Capitão Átila Silveira de Oliveira. (01 de outubro)

1931 -Foi criado o “Corpo de Aviação da Marinha” (02 de outubro)

1941 -Foi aprovada a primeira organização do Ministério da Aeronáutica (Decreto-Lei nº 3.730) (18 de outubro)

1942 -Foi inaugurado solenemente no Rio de Janeiro, pelo Presidente da República, o grandioso monumento glorificando Alberto Santos-Dumont; esse monumento, de autoria do escultor Amadeu Zani foi colocado na praça existente na entrada do Aeroporto Santos-Dumont. (23 de outubro)

1943 -Foi estabelecida subvenção para a compra de aviões para os Aeroclubes (Decreto nº 1.683) (14 de outubro)

1944 -O 1º Grupo de Aviação de Caça chegou ao Teatro de Operações da Itália, desembarcando do navio “Colombie” no porto de Livorno. (06 de outubro)
A Bandeira Brasileira do 1º Grupo de Caça Brasileiro foi hasteada pela primeira vez em território inimigo, em Tarquínia na Itália. (14 de outubro)

1952 -Foi criada a Comissão de Construção da Escola de Aeronáutica em Pirassununga (Decreto nº 31.671) (29 de outubro)

1956 -Foi criada na cidade de São Paulo a “Fundação Santos-Dumont”. (03 de outubro)

1958 -Teve início o IV Congresso Brasileiro de Aeronáutica em São Paulo na Sede do Instituto de Engenharia de São Paulo, sob o patrocínio da Fundação Santos-Dumont (20 de outubro)

Fonte: INCAER – Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica www.incaer.aer.mil.br