Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Datas Especiais

20 de outubro: Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
O dia 20 de outubro é reservado no calendário para a comemoração do Dia do Controlador de Tráfego Aéreo.
O Controlador de Tráfego Aéreo tem como atribuições prestar os serviços de controle de tráfego aéreo, de informação de voo e de alerta. O serviço de controle refere-se às emissões de autorizações para determinadas situações de voo. O serviço de informação diz respeito aos avisos e informações úteis para os aeronavegantes. O serviço de alerta é prestado para acionamento dos recursos de busca e salvamento, quando necessários.
Embora uma Torre de Controle seja a imagem mais recorrente como local de trabalho do controlador de tráfego aéreo, ele pode atuar em diferentes setores operacionais, gerenciais e de ensino. Entre as possibilidades de prática da função estão: operador em Torres de Controle, Centros de Controle de Aproximação e Centros de Controle de Área; Supervisor e chefe de órgãos de controle; Gerente ou chefe de setores administrativos e técnicos no SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro; Operador de órgãos de Defesa Aérea; Operador ou gerente em órgãos de gerenciamento de navegação aérea; Instrutor em órgãos operacionais e nos cursos de formação e de capacitação; Operador ou gerente de órgãos de busca e salvamento. Entre outras habilidades desejáveis para o desempenho da função estão: raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de atuar em grupo, capacidade física e orgânica para atuar em turnos durante o dia ou noite, domínio de informações geográficas, conhecimentos de navegação aérea, meteorologia e comunicações.
No Brasil, a formação e capacitação dos controladores de tráfego aéreo ocorrem por intermédio de duas organizações: a EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá, SP; e, o ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo, localizado em São José dos Campos, SP. Podem ser: funcionários públicos federais, lotados no Comando da Aeronáutica; militares dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero; e, funcionários de empresas privadas que prestam serviços de tráfego aéreo.