Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Heróis Brasileiros

Força Aérea guarda Monumento aos Mortos da Segunda Guerra
O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro assumiu, no último dia 2 de outubro, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM). A Companhia do BINFAE-RJ rendeu a Companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais. Durante o mês de outubro, o BINFAE-RJ, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial dos Afonsos (BINFAE-AF) e o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL) realizarão a guarda do recinto do Monumento, mantendo a ordem, a vigilância e a segurança. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major Brigadeiro do Ar Élcio Picchi. Autoridades militares e Veteranos da Segunda Guerra Mundial das três Forças Armadas e também representantes estrangeiros prestigiaram o evento, que foi acompanhado, também, por familiares de militares e pelo público em geral.
PROJETO RENASCER - O desfile da tropa da FAB teve a participação de um grupamento composto por jovens do Projeto Renascer, que desenvolve atividades educacionais e culturais com jovens entre 14 e 17 anos. O Projeto Renascer é uma iniciativa do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ), unidade subordinada ao III COMAR.
O Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro,.foi idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira. Graças a seu esforço e dedicação, seu sonho de trazer de volta à Pátria os heróis imolados nos Campos de Batalha da Itália transformou-se em magnífica realidade. Contêm objetos pessoais dos heróis brasileitros, os pracinhas da FEB, armaria empregada durante a guerra e um apreciável acervo iconográfico (quadros, pinturas, gravuras, mapas, cartas militares, documentos, etc).
Para o local, em 1960, foram transladados e sepultados 462 brasileiros que estavam no cemitério da FEB em Pistóia, na Itália.

Fonte: III COMAR em www.fab.mil.br