Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Tráfego Aéreo

CINDACTA 2 ativa novo sistema de gerenciamento de tráfego aéreo
Outubro de 2010 fica marcado na história do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. No dia 5 de outubro entrou em funcionamento no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR), o novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional - SAGITARIO. O novo software é utilizado pelos controladores de tráfego aéreo na prestação dos serviços de controle, informação e de alerta.
O SAGITARIO capacita o Centro de Controle de Área de Curitiba, com o que há de mais moderno no sistema de controle de tráfego aéreo no país, sendo o CINDACTA II o primeiro a receber este sistema. A moderna ferramenta, que utiliza software 100% nacional, oferece um sistema mais confortável ao controlador, com visualização e ferramentas de auxílios às decisões que trazem uma otimização da utilização do espaço aéreo brasileiro. Posteriormente outros centros de controle incorporarão a mesma ferramenta, em substituição ao sistema X-4000.
Técnicos da CISCEA(Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), CINDACTA II e uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizaram vários testes a fim de viabilizar o início da operacionalidade do novo sistema com sucesso.

Fonte: CINDACTA II