Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Sesquicentenário de Gastão Madeira

Inventor Gastão Madeira propôs um avião à prova de queda
Um veículo voador que seria capaz de planar suavemente e chegar ao solo em segurança, em caso de pane do motor. Esta era a proposta do inventor e pioneiro da aviação Gastão Galhardo Madeira, em 1911, com o Aviplano. Ele estava preocupado com o alto índice de acidentes naqueles momentos iniciais da aviação, apenas cinco anos após o primeiro voo autônomo de um aparelho mais pesado que o ar, realizado pelo seu compatriota Alberto Santos Dumont com o 14-Bis. Nascido em Ubatuba, SP, em 1869, Gastão Madeira, destacou-se, à sua época, após elaborar estudos, ainda em 1890, sobre a dirigibilidade de balões. O Aviplano foi patenteado no Brasil e o sistema que daria as características desse avião foi patenteado na França, como “Dispositivo estabilizador automático de aeroplanos”

Em 2019, quando se comemora o Sesquicentenário de nascimento do inventor, no âmbito do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), em Ubatuba, sua terra natal, entre as várias atividades comemorativas, incluindo uma programação promovida pela Prefeitura Municipal, elaborou-se uma miniatura da maquete do Aviplan0, que faz parte do acervo da Sala Gastão Madeira, sede do núcleo. O objeto foi elaborado em março de 2019, por um artesão, a partir de uma fotografia da maquete de 1911.

Aviplano
O Aviplano projetado pelo inventor ubatubense se apresentava, como retratado no capítulo 3 do livro “Voando Além do Tempo: o pensar de Gastão Madeira”, como “um novo tipo de aeroplano, caracterizado pelo fato de que os planos fixos de sustentação são ao mesmo tempo planos de equilíbrio permanente independentemente da velocidade da marcha”. À época, Madeira declarara: “Nós baseamos o nosso aparelho na lei do voo das aves. O voo pode ser definido como uma série de quedas sustadas. Um pássaro voa aproveitando o impulso da queda que interrompe com as asas e a cauda para subir de novo”.

Palestra dia 17/06
Além da miniatura do Aviplano, as atividades comemorativas aos 150 anos de nascimento do inventor e pioneiro da aviação Gastão Madeira, incluíram o lançamento do livro “Voando além do tempo: o pensar de Gastão Madeira” e a confecção, pelos voluntários Arthur Bastos e Paulo Quaresma, de um modelo em escala do balão dirigível idealizado por Gastão em 1890. A sequência de atos relativos ao Sesquicentenário prossegue com atividades pedagógicas com os alunos do NINJA, uma palestra sobre Gastão Madeira, exposição de imagens e divulgação do livro “Voando Além do Tempo”, no Teatro Municipal de Ubatuba, no dia 17 de junho de 2019, às 19 horas, com entrada franca.

Fotos: Acervo do NINJA

Sobre o livro: Clique aqui  

Pedidos: praialivros@gmail.com