Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Biblioteca NINJA

Livro aborda os inventos de Gastão Madeira, pioneiro da aviação
Nos 150 anos do nascimento de Gastão Madeira, um dos pioneiros da aviação, o livro “Voando Além do Tempo: o pensar de Gastão Madeira” relata as suas principais invenções e traz a íntegra de sua teoria de voo, publicada originalmente em 1892. A obra – a ser lançada em 11 de março de 2019 - faz parte de um conjunto de ações para celebrar o sesquicentenário do inventor (1869-2019), no âmbito do Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), em Ubatuba (SP), sua cidade natal, juntamente com a apresentação ao público de um inédito modelo em escala construído, em 2018, pelos engenheiros Arthur Bastos e Paulo Quaresma, a partir dos desenhos do balão dirigível projetado, em 1890, por Gastão Madeira.

Sesquicentenário
Em comemoração ao Sesquicentenário de Nascimento de Gastão Madeira também haverá atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens e exposição dos desenhos do pioneiro da navegação aérea, com os quais ilustrou sua teoria de voo, a partir de estudos a respeito do voo dos pássaros. Entre os feitos de Gastão estão estudos sobre o voo de aeróstatos, os projetos de um balão dirigível, do Aviplano e de um estabilizador automático de aeronaves, entre outras invenções patenteadas no Brasil, França e Estados Unidos.

Lançamento
O lançamento da obra ocorrerá dia 11 de março de 2019, segunda-feira, às 19h30, na Sala Gastão Madeira, sede do NINJA, no Colégio Dominique (Rua dos Gerânios, nº 10, Jardim Carolina, Ubatuba-SP).

Serviço
Livro: “Voando além do tempo: o pensar de Gastão Madeira”
Autor: Cesar Rodrigues
Edição: Instituto Salerno-Chieus
Páginas: 200