Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Especial de Domingo

Com informações do portal da Candiota Operadora, saiba mais sobre o maior evento de aviação do mundo.
Boa leitura.
Bom domingo!

EAA AirVenture
O que é e onde acontece?
Oshkosh é o nome da cidade do centro-norte dos Estados Unidos. A cidade foi batizada em homenagem ao Chief Oshkosh, famoso cacique da tribo dos índios Menominee. Oshkosh situa-se às margens do Lago Winnebago, na região dos grandes lagos. Com seus pouco mais de 60 mil habitantes, está localizada a duas horas e meia do Aeroporto de O'Hare, em Chicago e a, aproximadamente, 120 milhas da fronteira com o Canadá. Pois esta pequena cidade, típica do interior norte-americano, é, anualmente, sempre no final de julho, a sede do maior evento de aviação do mundo. Sim, do mundo. Oshkosh é a meca da aviação. São mais de 10 mil aviões, num único aeroporto e 800.000 mil visitantes no espaço de apenas uma semana na EAA AirVentrue Oshkosh! Durante essa semana, o Aeroporto de Oshkosh se transforma no mais movimentado do mundo, com 5 vezes mais tráfego que o Aeroporto O`Hare, de Chicago, o mais movimentado durante o ano. (Só para dar uma ideia, o total da frota brasileira não chega a doze mil aeronaves). Trabalham na organização deste mega evento, mais de sete mil voluntários. A organização, no ar e no solo, é impressionante. 

Aeronaves
São milhares de aeronaves, de todos os tipos. Dos mais antigos e raros aviões até caças de última geração. Aviões da Primeira e da Segunda Guerra Mundial podem ser vistos, às centenas, como se tivessem saído da fábrica ontem. São os chamados warbirds. Aviões experimentais, também conhecidos como homebuilts (feitos na garagem de casa), ultra-leves, helicópteros, aeromodelos, feira de peças aeronáuticas novas e usadas. O que você imaginar, que tiver alguma relação com aviação, você vai achar em Oshkosh. Encontra-se desde um trem de pouso de um velho bombardeiro B-17 até instrumentos com tecnologia de ponta, os chamados aviônicos.

Shows Aéreos
Show aéreo Um dos pontos altos das tardes de Oshkosh são os shows aéreos com simulações muito reais de combates aéreos (dogfights), além de bombardeios realizados por aviões da II Guerra Mundial e pelos primeiros jatos que operaram na Guerra da Coréia. As demonstrações prosseguem com Sea Harriers (de decolagem vertical), F-14 Tomcats (do filme Top Gun), F-15, F-16, bi-planos com barulhentos motores radiais, paraquedistas, enfim, uma festa para os olhos. Oshkosh é o evento mais fotografado do mundo.

EAA AirVenture Oshkosh
Fatos e Números:
*Estimativa de Público: Aproximadamente 800,000 visitantes. O número cresce a cada ano.
*Voluntários: mais de 6.000 voluntários atuam na coordenação e operação do evento.
*Número de aeronaves: Acima de 10.000 aeronaves, representando aproximadamente 5% da frota norte-americana. Comparando com os números do Brasil, a frota total brasileira é de pouco mais de 10.000. 
*Aviões especiais: mais de 3.000 (nºs aproximados). O cálculo inclui 1.500 homebuilts (feitos em casa), 1.000 aviões Clássicos e antigos; 400 warbirds (aviões e caças da 2ª Guerra); 200 ultra-leves, 130 anfíbios, e 30 helicópteros.
*Expositores: 900

*Visitantes internacionais: mais de 2500, de 78 países.
*Principais nações registradas: Canada 424, Australia 290, Alemanha 170, Brasil 148, África do Sul 121. (Este total inclui visitantes que se registraram no Setor Internacional do evento, significando que o número total do contingente internacional é certamente maior).
*Mídia: 1.800 jornalistas de cinco continentes.
*Total estimado de pessoas acampadas: sob as asas do aviões e em áreas de camping, são mais de 60.000 pessoas em 14.700 barracas e motorhomes.
*Impacto econômico na região: superior a 100 milhões de dólares.

Conheça Oshkosh e a Universidade
EAA AirVenture Oshkosh é o nome da maior festa da aviação mundial. O evento, até pouco tempo, era conhecido simplesmente como Oshkosh, nome da cidade sede, localizada no centro norte dos Estados Unidos, Estado de Wisconsin, região dos grandes lagos. Oshkosh está a algumas horas da fronteira com o Canadá e a pouco mais de duas horas de carro, do Aeroporto de Chicago O\'Hare, um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo.

Oshkosh é um cartão postal. Situada às margens do Lago Winnebago, com suas casas antigas e sem muros, cortada pelo Fox River, Oshkosh é uma cidade típica do interior americano. Com uma população de 60 mil habitantes, recebe um contingente de quase um milhão de visitantes durante os dias do evento. Wisconsin é uma região de imigrantes europeus. Tem uma forte atividade industrial, sendo o Estado que mais produz leite e queijo nos Estados Unidos. Você irá deliciar-se com a variedade e a qualidade dos queijos lá produzidos e com as belezas naturais da região.

Oshkosh foi cuidadosamente escolhida para ser a sede da EAA - Experimental Aircraft Association, entidade organizadora desse espetacular show aéreo. Vários foram os motivos para essa escolha: clima, localização, área para estacionamento de veículos - carros e motorhomes; que também pudesse abrigar um camping, um museu de aviação e uma academia de voo. O aeroporto, mesmo regional, precisaria ter pistas de pouso, suficientemente longas para receber o enorme tráfego de pequenas e grandes aeronaves. Também imprescindível, diante do enorme fluxo de aviões, que o pátio de estacionamento de aeronaves e a área do complexo como um todo, fosse plana e seca de modo a poder acomodar milhares de aviões visitantes e de exposição. Há, também, um fator decisivo para que a Cidade de Oshkosh tenha sido escolhida para sediar o maior evento de aviação do mundo: a grande oferta de apartamentos no campus da Universidade de Wisconsin, disponíveis durante as férias de verão dos estudantes. A Cidade de Oshkosh é muito bonita e o campus da Universidade de Wisconsin muito agradável.

As pessoas são amáveis, a segurança é absoluta. A localização do campus é perfeita para quem vai à AirVenture, pois está distante apenas dez minutos do Aeroporto de Wittman Field, onde o grande show aéreo acontece. 

Saiba mais: Candiota Operadora