Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Especial de Domingo

Confira conteúdo sobre os cem anos de criação da Escola de Aviação Militar.
Boa leitura.
Bom domingo!

Centenário da EAvM
EB celebra 100 anos de criação da Escola de Aviação Militar
Faz 100 anos que foi criada a Escola de Aviação Militar, organização do Exército responsável pela formação de quadros técnicos e operacionais da aviação militar no Brasil, cuja missão semelhante é, em 2019, executada pelo Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx), unidade do Comando de Aviação do Exército, com sede em Taubaté (SP). Durante 2019, vários eventos lembrarão o Centenário da E.Av.M.

Criação da EAvM
“Durante a Primeira Guerra Mundial (28 de julho de 1914 a 11 de novembro de 1918)- conforme descrevem Rodrigues & Caetano, no livro “A Aviação em Taubaté e os 25 anos do Aeroclube Regional” (2018) -, o Exército Brasileiro, ao notar a aplicação do meio aéreo em combates, vislumbrou criar sua própria aviação. Assim, a partir de 1918, um acordo proporcionou a vinda da Missão Militar Francesa de Aviação, a fim de assessorar tecnicamente a formação de pilotos militares no Brasil, com o fornecimento de método, instrutores e pessoal de manutenção. Em consequência, no dia 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de Aviação Militar – E.Av.M, empregando, inicialmente, o patrimônio da extinta EBA (Escola Brasileira de Aviação). Foi inaugurada em 10 de julho de 1919. Pela mesma época era criado o Serviço de Aviação Militar.

Ambas as estruturas subordinadas ao Estado-Maior. A primeira turma de pilotos da E.Av.M, composta de um capitão e onze tenentes, formou-se em 22 de janeiro de 1920.”

Aviação do Exército
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, extinguiu-se a Aviação Militar (do Exército) e a Aviação Naval. Assim, os recursos humanos e materiais dessas duas forças passaram a compor a Força Aérea Brasileira. O Exército voltaria a operar com suas próprias aeronaves 45 anos depois, em 03 de setembro de 1986, sob a denominação de Aviação do Exército. Conforme Rodrigues & Caetano (2018), “A evolução da aviação da Força Terrestre possibilitou, entre as organizações sediadas em Taubaté, sob as diretrizes do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), a criação do CIAvEx (Centro de Instrução de Aviação do Exército), ativado em 1º de janeiro de 1992, como herdeiro da missão da antiga Escola de Aviação Militar (E.Av.M) do Campos dos Afonsos, ao formar pilotos e pessoal de suporte às atividades com helicópteros. Além da unidade de ensino, Taubaté sedia os 1º e 2º Batalhões de Aviação (BAvEx), o Batalhão de Manutenção e Suprimento, a Base de Aviação (BAvT) e a Companhia de Comunicações. Desdobrados em dois outros pontos do território nacional, o 3º BAvEx está sediado em Campo Grande (MS) e o 4º BAvEx em Manaus (AM).”

Saiba mais: Blog do NINJA de 01/01/2019