Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 1 de setembro de 2019

Especial de Domingo

Saiba mais sobre a solenidade realizada ontem, 31/8/19, pelo Exército Brasileiro, em Taubaté (SP), que integrou as comemorações dos 100 anos da Aviação Militar do nosso país.
Boa leitura.
Bom domingo!

Aviação do Exército celebra centenário da atividade aérea militar no Brasil
Em mais um evento do programa para 2019 de celebração do centenário da aviação militar no Brasil, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), sediado em Taubaté (SP), realizou ontem, 31 de agosto de 2019, vários atos alusivos aos 100 anos de instalação da Escola de Aviação Militar (EAvM) no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. A comemoração incluiu plantio de árvores, homenagens, solenidade militar e desfile, com sobrevoo de helicópteros.

Alameda

A festividade começou com a inauguração da terceira estação no monumento à aviação no Exército Brasileiro (EB), denominada de “Pioneiros de Sempre” e composta por uma alameda em formato semicircular que passa a ser ornamentada com árvores plantadas, ontem, por antigos comandantes da Aviação do Exército.

A alameda emoldura a primeira e a segunda estações. A primeira, nominada “Pioneiros da Criação”, consubstanciada no Memorial Ricardo Kirk, abriga, em monumento, os restos mortais do patrono da aviação do EB; a segunda, chamada de “Pioneiros da Recriação”, é caracterizada por três helicópteros que marcaram o reinício do emprego do vetor aéreo na força terrestre: um Jet Ranger da Marinha, um Bell H13 da FAB – representando a Aviação Naval e a Força Aérea, formadoras dos primeiros aviadores, após a reativação da aviação no Exército, em 1986 – e um Esquilo, aeronave pioneira na nova fase da aviação no EB, com pintura característica e conhecida como “barriga branca”.

Na inauguração da alameda, os antigos comandantes receberam uma réplica do brevê usado pelos diplomados na Aviação Militar, no período de 1919 a 1941, e uma medalha comemorativa aos 100 anos da aviação militar no Brasil.

Solenidade
A solenidade do Centenário da Aviação Militar ocorreu dentro de um dos hangares da corporação, quando o neto e bisneto e outros familiares do Sargento Paulino de Carvalho Vasques - diplomado piloto militar na primeira turma de praças da Escola de Aviação Militar, em 21 de agosto de 1920 - fizeram a entrega do brevê daquele pioneiro, para ser preservado como relíquia no Espaço Cultural da Aviação do Exército.

No mesmo ato, algumas autoridades discursaram enumerando os feitos significativos nas histórias da antiga Aviação Militar e da atual Aviação do Exército. Também foram prestadas homenagens a organizações e pessoas que apoiam a aviação do EB.

O porta-bandeira e a guarda da Bandeira Nacional trajavam fardamento com modelagem igual a de antigos uniformes da Aviação Militar. Estes mesmos uniformes do grupamento de condução do pavilhão nacional serão ostentados, doravante, em todas as solenidades do Comando de Aviação.

Após a solenidade, com cântico das canções do Exército, da Marinha e da Força Aérea, ocorreu um desfile com o efetivo do CAvEx, ao qual se somaram dois grupamentos de veteranos, enquanto helicópteros sobrevoavam o local.